Schneider Electric lança controlador dedicado à eficiência energética

Schneider Electric lança controlador dedicado à eficiência energética

Categoria Ambiente, Energia

A Schneider Electric, empresa da área de gestão de energia e automação, acaba de anunciar o lançamento do seu novo controlador HRC Hotel Room Controller para quartos de hotel. Este dispositivo de controlo pré-programado agrega dados de iluminação, temperatura, controlo de estores, serviço de limpeza, controlo de porta e, ainda, o sistema de gestão técnica centralizada StruxureWare ™ Building Operation.

O resultado proporciona aos operadores de cadeias de hotéis, o controlo completo e visibilidade dos quartos, em todo o edifício, de modo a impulsionar a eficiência energética.

Para além disso, o controlador HRC permite que a solução Full Service & Luxury Integrated Guest Room Management da Schneider Electric “aumente o conforto e a capacidade de controlo dos hóspedes, enquanto melhora as operações e reduz, simultanetamente, os custos”, refere o comunicado.

Através do dispositivo, os hóspedes têm assim acesso a uma experiência digital personalizada e intuitiva que lhes permite ajustar a iluminação do ambiente, a temperatura, as cortinas e o sistema de entretenimento a partir de um único interface.

Por sua vez, os operadores de hotéis são capazes de gerir quartos individuais ou toda a rede de salas, a monitorização de alarmes e dos eventos, promovendo uma eficiência energética global.

Paralelamente, a solução permite identificar automaticamente se os quartos necessitam de manutenção ou serviço de limpeza e envia notificações diretas aos técnicos e equipas responsáveis, melhorando os tempos de resposta e de fluxo de trabalho.

Em relação a este controlador, Fernando Ferreira, EcoBuildings Manager da Schneider Electric, referiu que “o setor da indústria hoteleira está sob uma enorme pressão para cumprir os níveis de sustentabilidade exigidos e reduzir custos” e que uma gestão eficiente da energia utilizada “são a solução e a oportunidade perfeita para reduzir o consumo de energia em divisões vazias e satisfazer as suas metas de sustentabilidade”.

Ao integrar todas estas informações num sistema de controlo central, os funcionários do hotel podem reduzir automaticamente o consumo energético em divisões vazias e obter ganhos de eficiência ainda maiores em quartos não alugados – com uma poupança que pode atingir 44% por quarto.