Schneider Electric lança filtro ativo de harmónicos AccuSine PCSn com o melhor rendimento da sua gama

A Sheneider Electric anuncia à imprensa o lançamento do AccuSine PCNn, o seu novo filtro de harmónicos ativo. O novo equipamento tem por base a reconhecida e premiada plataforma AccuSine+ e foi desenvolvido para mitigar os harmónicos e reduzir as flutuações de tensão da rede, sobretudo em edifícios terciários, indústria de menor dimensão e outros ambientes idênticos.

O filtro de harmónicos AccuSine PCSn é um equipamento conectado e essencial dentro da solução EcoStruxure Power, que integra a plataforma EcoStruxure da Schneider Electric, a arquitetura aberta e interoperável para edifícios, redes elétricas, indústria e Data Centers. O PCSn é uma solução ativa, expansível, flexível e de elevado desempenho que proporciona uma maior fiabilidade e eficiência aos sistemas elétricos, possibilitando o incremento do tempo de funcionamento dos equipamentos, e uma maior eficiência operacional e energética dos mesmos.

“As correntes harmónicas são um grande problema para as redes elétricas, sobretudo devido ao aumento das cargas não lineares. Os harmónicos podem causar falhas nos equipamentos, inatividade e o aumento dos custos operativos”, afirma Nicolas Larue, Global Offer Manager for Active Power Correction. “O AccuSine PCSn é a nossa nova solução, construída com base na premiada plataforma AccuSine+ e pensada especificamente para edifícios terciários, para pequena indústria e para outros ambientes idênticos. Pode reduzir o TDHi abaixo dos 3% o que garante um sistema livre de harmónicos”, acrescenta.

O AccuSine PCSn oferece diversas novidades que proporcionam as prestações mais avançadas do mercado:

  • Mitigação ativa de harmónicos – conta com o melhor rendimento da sua gama, reduzindo o THDi abaixo dos 3%. Desenvolvido com base na tecnologia AccuSine+, garante um sistema livre de harmónicos, melhora a fiabilidade do sistema e aumenta a eficiência operacional e o tempo de funcionamento.
  • Correção do fator de potência e mitigação de harmónicos – A possibilidade de fixar valores objetivos (setpoint) do fator de potência (cos φ), THDi e THDy, proporciona vidibilidade e controlo do sistema, garantindo o cumprimento de todos requisitos das companhias elétricas e o correto funcionamento do sistema em termos de eficiência.
  • Equilíbrio de cargas – A mitigação de harmónicos elimina as correntes harmónicas no condutor neutro, não obstante, num sistema trifásico com cargas monofásicas, a corrente continua a fluir através do condutor neutro. Ao aplicarmos a função de equilíbrio de cargas reduzimos a corrente neutra a 0 e conseguimos obter um sistema totalmente estável.

“O AccuSine PCSn é simples de configurar e colocar em funcionamento”, assegura Larue. O responsável explica que “graças ao nosso algoritmo patenteado de sistema em paralelo é possível colocar em funcionamento todo o sistema de compensação harmónica a partir de qualquer unidade. É através deste algoritmo que também podemos integrar facilmente novos AccuSine PCSn sempre que seja necessário. Trata-se de uma solução de filtros harmónicos ativa e de elevado desempenho que proporciona uma nova fiabilidade e eficiência ao sistema elétrico”.

Uma solução conetada do EcoStruxure Power

O AccuSine PCSn é um elemento chave da plataforma EcoStruxure Power, que integra o EcoStruxure da Schneider Electric, a arquitetura aberta e interoperável para edifícios, redes elétricas, indústria e Data Centers. O AccuSine PCSn é uma nova introdução das soluções conectadas líderes de mercado da empresa e uma plataforma capaz de acrescentar valor a uma rede de distribuição de energia conectada e integrada.