Schneider Electric lança Resource Advisor+, nova plataforma de IA para energia e sustentabilidade
Os SE Advisory Services, a divisão global de consultoria da Schneider Electric, acabam de anunciar o lançamento do Resource Advisor+, uma plataforma de inteligência de energia e sustentabilidade de nova geração.
A plataforma Resource Advisor+ e o seu conjunto de produtos são alimentados por fluxos de trabalho baseados em IA e transformam a forma como as organizações convertem dados de energia e sustentabilidade em ação. A plataforma única e o conjunto de produtos desenvolvidos especificamente substituem ferramentas fragmentadas e dados em silos por uma experiência unificada e multiproduto, dentro de um ecossistema inteligente único que integra de forma fluida soluções para gestão de emissões e energia, sustentabilidade da cadeia de abastecimento, risco climático e relatórios de sustentabilidade, refere a nota de imprensa. O ecossistema Resource Advisor+ funciona como um centro de comando inteligente, permitindo às empresas unificar dados, acelerar a tomada de decisões e impulsionar iniciativas de energia e sustentabilidade ao nível da organização, com rapidez.
Sera: a vantagem do Resource Advisor+
A Sera é o agente de IA principal do Resource Advisor+, atuando como um parceiro digital proativo que interpreta as necessidades dos utilizadores e coordena uma equipa de agentes especializados que operam nos bastidores. Esta orquestração diferencia o Resource Advisor+, pois recorre à SE Advisory Intelligence, uma camada proprietária de conhecimento que consolida duas décadas de experiência em consultoria da Schneider Electric em metodologias comprovadas e constrangimentos operacionais do mundo real. A Sera e a sua equipa tiram partido desta experiência integrada para transformar dados complexos em recomendações claras e acionáveis, capacitando os utilizadores para navegarem o atual panorama da energia e da sustentabilidade com uma rapidez e confiança sem precedentes.
O Resource Advisor+ e a Sera oferecem três vantagens distintas às empresas:
- Contexto & Precisão: As recomendações da Sera baseiam-se em décadas de conhecimento institucional, garantindo que cada insight é tecnicamente sólido e operacionalmente viável.
- IA Frugal por Design: O Resource Advisor+ utiliza modelos energeticamente eficientes e computação “carbon-aware” para garantir que as infraestruturas de IA promovem a sustentabilidade.
- Inteligência Colaborativa: A plataforma integra a experiência humana e o conhecimento proprietário diretamente nos fluxos de trabalho, criando um motor de valor onde a experiência humana torna a IA mais inteligente, e uma IA mais inteligente permite que consultores e clientes se foquem na ação estratégica.
O ecossistema Resource Advisor+ estreia-se com dois novos produtos, o Carbon Performance e o Supply Chain, seguindo-se ainda este ano mais dois produtos nas áreas de risco climático e relatórios e conformidade de sustentabilidade, bem como soluções de Energia e Eficiência Energética para a gestão da energia. O EcoStruxture Resource Advisor, uma plataforma Cloud que ajuda as empresas a monitorizar e otimizar o seu desempenho energético e de sustentabilidade, continuará disponível para utilização e aquisição por parte dos clientes.
O novo produto Carbon Performance transforma a monitorização de emissões numa abordagem de descarbonização orientada para a ação ao nível de toda a empresa. A solução disponibiliza cálculos auditáveis e alinhados com o GHG Protocol para emissões de Âmbito 1, 2 e 3, permitindo simultaneamente às empresas definir metas, modelar cenários de redução de emissões e gerir iniciativas com inteligência de carbono orientada para a decisão, fornecida pela Sera.
O produto Supply Chain (anteriormente Zeigo Hub) impulsiona a redução das emissões de Âmbito 3 ao longo das cadeias de valor globais, envolvendo os fornecedores em processos de descarbonização à escala. A solução oferece recolha de dados flexível, experiências personalizadas para fornecedores e orientação estruturada para promover a adoção e um progresso mensurável na redução de emissões, tanto para empresas patrocinadoras como para fornecedores.