Schneider Electric melhora eficiência energética da Hilton

Schneider Electric melhora eficiência energética da Hilton

Categoria Ambiente, Energia

A Schneider Electric, empresa especializada em gestão de energia e automação, foi a escolhida pela cadeia internacional de hotéis Hilton para melhorar os seus processos de eficiência energética.

A organização, responsável pela gestão de mais de 4.500 unidades hoteleiras em todo o mundo, procurou consultoria especializada fornecida pela Schneider Electric, não só pelas suas credenciais e experiência, mas também pela sua presença global em mais de 100 países.

A solução pensada para melhorar a performance energética inclui um software escalável, denominado Resource Advisor, que permite monitorizar, em tempo real, o consumo dos recursos energéticos e comparar as performances das unidades hoteleiras a nível global. A aplicação, alojada na cloud, permite ainda observar o comportamento dos recursos energéticos nos mercados internacionais, oferecendo à rede hoteleira uma ampla perceção do impacto financeiro que o consumo energético tem em cada momento.

Segundo Thomas Webster, Director of Strategic Sourcing Energy Management, da Hilton Worldwide, “a gestão eficiente dos recursos energéticos da nossa cadeia de hotéis é muito mais do que uma forma de controlar custos financeiros. Queremos garantir que somos uma organização cada vez mais amiga do ambiente e que contribuímos para um mundo mais sustentável do ponto de vista ambiental. O facto de sermos uma empresa de grande dimensão, presente em muitas partes do globo, faz com que uma mudança desta natureza tenha um efeito muito significativo nos nossos ganhos de eficiência.”

Com o trabalho desenvolvido, a Hilton consegue, anualmente, uma poupança de 3% no consumo energético. Os recursos financeiros poupados são investidos na melhoria da experiência do cliente – algo que a cadeia de hotéis valoriza e aposta intensamente. Além do impacto financeiro dos ganhos de eficiência, a cadeia de hotéis reforça, assim, o seu posicionamento no segmento de mercado da sustentabilidade, cujos consumidores procuram unidades hoteleiras com padrões ambientais cada vez mais elevados. Além da informação disponibilizada em tempo real, o software permite ainda a existência de dashboards personalizáveis, programas de gestão e controlo de risco adaptados aos diferentes cenários, monitorização das emissões de carbono e uma gestão melhorada da produção de resíduos.