Schneider Electric nomeia nova Executive Vice-President of Europe Operations

A Schneider Electric nomeou Gwenaelle Avice-Huet como a nova Executive Vice President of Europe Operations, com início de funções no passado dia 4 de setembro. No seu novo cargo, no qual sucede a Philippe Delorme, que se dedicará a outros interesses não relacionados com a empresa, Gwenaelle será responsável por todo o portefólio de negócios da divisão de Europe Operations, representando a contribuição da Schneider Electric para o desenvolvimento da agenda da UE para acelerar a transformação ambiental e digital da Europa.

Gwenaelle juntou-se à Schneider Electric em 2021 como Senior-Vice President of Corporate Strategy, entrando depois para o Comité Executivo da empresa como Chief Strategy and Sustainability Officer.

Antes de se juntar à Schneider Electric, Gwenaelle trabalhou na ENGIE (anteriormente GDF SUEZ), em várias funções, desde Senior Vice-President of European and Regulatory Affairs até à liderança da divisão de energia renovável. Na sua última posição, fazia parte do Comité Executivo da ENGIE, tendo sido Chief Executive Officer da ENGIE North America e responsável pela Linha de Negócio Global de Energias Renováveis.

A executiva iniciou a sua carreira no Centro Nacional Francês de Investigação Científica e na Comissão Francesa de Energia Atómica, na área da energia nuclear, antes de se juntar ao Banco Mundial em Washington D.C. como consultora. Trabalhou também ao serviço do Primeiro-Ministro francês como General Secretary of European Affairs, responsável pelas questões da energia e da competitividade, e como conselheira de vários ministros em temas relacionados com energia e alterações climáticas.

Gwenaelle faz parte do Conselho de Administração da Air France-KLM desde maio de 2021. É licenciada em Física e Química pela Ecole Normale Supérieure Paris-Saclay e conta ainda com uma pós-graduação em Química Molecular pela Ecole Polytechnique de França e uma licenciatura em Engenharia pelo Corps des Ponts et Chaussées. Foi também nomeada como Jovem Líder Global pelo Fórum Económico Mundial.

Graças a esta nomeação, Gwenaelle mudar-se-á dos EUA para a Europa.