Schneider Electric reconhecida com o rótulo de “Solar Impulse Efficient Solution” por proteção ambiental rentável

Schneider Electric reconhecida com o rótulo de “Solar Impulse Efficient Solution” por proteção ambiental rentável

Categoria Advisor, Empresas

A Schneider Electric anunciou que foi reconhecida pela Solar Impulse Foundation com o rótulo de “Solar Impulse Efficient Solution” (Solução Eficiente Solar Impulse) pelas suas soluções EcoStruxure™ Microgrid Advisor e NEO Network™. Em comunicado, a empresa refere que estas soluções “receberam a denominação após uma avaliação por parte de peritos externos independentes, baseada em padrões verificados de rentabilidade económica e sustentabilidade ecológica”.

A Schneider Electric sublinha que está comprometida com a consecução dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, abordando as megatendências de sustentabilidade através dos seus negócios e soluções principais. Em paralelo, comprometeu-se também com a consecução da neutralidade de carbono na sua cadeia de distribuição alargada até 2030. O EcoStruxure Microgrid Advisor e a NEO Network são duas das soluções digitais presentes no portefólio da empresa e que a ajudam a progredir em relação a estas metas.

O rótulo “Solar Impulse Efficient Solution” certifica que um produto, serviço ou processo contribui para uma economia circular que, de forma económica e ecológica, é capaz de criar emprego e reduzir as emissões numa de seis áreas: água, energia, construção, mobilidade, indústria e agricultura. Todas as soluções que recebem esta denominação unem-se ao programa 1000 Solutions daquela Fundação, que pretende encorajar a adoção de objetivos ambientais mais ambiciosas e acelerar a implementação destas soluções em larga escala.

“É urgente a necessidade de dar resposta às crises ambientes, como as alterações climáticas. As empresas estão a procurar ativamente as ferramentas e soluções que lhes permitem progredir nos seus esforços económicos e de descarbonização”, afirmou Steve Wilhite, Senior vice-presidente da Schneider Electric, realçando que “o trabalho da Solar Impulse Foundation e do seu programa 1000 Solutions é fundamental para identificar e acelerar inovações limpas e economicamente viáveis. Estamos felizes que tanto o EcoStruxure Microgrid Advisor como a NEO Network tenham recebido o rótulo Efficient Solution e sejam reconhecidos como líderes de mercado.”

O EcoStruxure Microgrid Advisor é uma plataforma de gestão de energia pelo lado da procura, baseada na Cloud, que permite os utilizadores reunir, projetar e otimizar a operação de recursos de energia distribuídos, oferecendo aos utilizadores controlo sobre como e quando consumir, produzir e armazenar energia. Permite, assim, que a microgrid se torne mais sustentável, fiável e rentável.

A NEO Network é uma comunidade de organizações que procuram avançar soluções cleantech e de energia renovável, rentáveis e fiáveis, em todo o mundo. A plataforma simplifica o processo de aquisição de cleantech, conectando os membros a especialistas de confiança, projetos e tecnologias viáveis, e ainda inteligência de mercado exclusiva, para permitir e acelerar as decisões relativas às transações. Até à data, mais de 280 corporações uniram-se à NEO Network a nível global.

Para receber o rótulo Solar Impulse Efficient Solution, ambas as soluções foram cuidadosamente avaliadas por um conjunto de peritos independentes para medir os seus padrões de qualidade, desempenho e ética. Esta avaliação baseou-se em cinco critérios que cobrem os três tópicos principais de Viabilidade, Ambiente e Rentabilidade. O portefólio 1000 Solutions será apresentado por Bertrand Piccard, Chairman da Solar Impulse Foundation, a decisores dos setores empresarial e governamental que procurem atingir a neutralidade de carbono, seguindo os ODS da ONU.

“Acredito que implementar tecnologias limpas e eficientes é, atualmente, a única forma de concretizar o crescimento económico”, afirmou Piccard, acrescentando que “a inovação digital desempenha um papel crucial para permitir uma transição energética rentável. Com os seus ambiciosos compromissos de sustentabilidade, a Schneider Electric está a liderar o caminho. As suas soluções tecnológicas, consideradas pela Solar Impulse Foundation como credíveis, rentáveis e ecológicas, são prova disso mesmo”.

O EcoStruxure Microgrid Advisor e a NEO Network juntam-se ao portefólio crescente de soluções Schnêider Electric que possuem este rótulo, e que inclui as microgrids em container Villaya, a solução solar off-grid pré-paga Homaya e ainda o sistema de gestão de cargas EVLink para uma gestão inteligente de veículos elétricos. A Fundação também tinha anteriormente anunciado que Jean-Pascal Tricoire, CEO da Schneider Electric, é co-signatário de um compromisso para com a recuperação sustentável da pandemia de COVID-19, apelando aos governos e líderes para recuperarem da crise utilizando um modelo económico equitativo e responsável para com o ambiente.