Schneider Electric relembra problemática do acesso à energia no World Skills Portugal

by Inês Gromicho | 2 Junho 2016 15:17

A Schneider Electric, especialista em gestão de energia e automação, esteve presente em mais uma edição do World Skills Portugal, que este ano decorreu em Coimbra e recebeu, de 22 a 27 de maio, 10 mil visitantes. Ao longo de seis dias, Coimbra foi a Capital das Competências e das qualificações profissionais, com um megaevento nacional com 65 anos de história, dirigido a jovens entre os 17 e os 25 anos que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação profissional, para a promoção de novas profissões de base tecnológica em áreas estratégicas para o desenvolvimento da economia e para a sustentabilidade, como a área energética.

Teresa Fernandes, Country Field Marketing Manager da Schneider Electric, relembra que “o paradoxo do acesso à energia é um dos maiores desafios atuais. Se por um lado existe a preocupação com o crescimento do consumo energético, por outro lado 30% da população mundial (cerca de 2 mil milhões de pessoas) não tem acesso a energia fiável e 1,3 mil milhões simplesmente não tem acesso a energia”.

O paradoxo energético é agravado pela previsão do aumento do consumo de energia em 40% e do consumo de eletricidade em 80%, nos próximos 25 anos.

Armando Jorge Carvalho, do Departamento de Formação Profissional do IEFP, com quem a Schneider Electric mantém uma parceria no âmbito da qualificação profissional, refere que “os campeonatos das profissões visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas, tecnologia e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho profissional avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados.”

“Com estes Campeonatos, pretende-se aferir a eficácia da formação profissional ministrada pelos diferentes operadores, e, simultaneamente, induzir fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem”, conclui o representante do IEFP.

Como patrocinador da Worldskills Portugal – Campeonatos das Profissões, a Schneider-electric esteve associada este evento no âmbito da Eletromecânica Industrial tendo integrado a montra do que de melhor existe em Portugal em matéria de qualificação profissional, tendo sido decisiva para o sucesso da competição da eletromecânica industrial. Com efeito, através do seu patrocínio, a Schneider Eletric contribuiu para a reputação da imagem da qualificação profissional no âmbito da indústria, bem como demonstração de grande know-how e tecnologia, inspirando muitos jovens e profissionais para uma qualificação na área da indústria.

A Schneider Electric está empenhada em promover o desenvolvimento do talento, da eficiência energética e da sustentabilidade através de várias iniciativas, nomeadamente através da parceria de formação em vigor com o IEFP e o desafio global Go Green in the City, destinado a estimular e ajudar estudantes de todo o mundo no desenvolvimento de soluções energéticas inovadoras para cidades inteligentes.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/schneider-electric-relembra-problematica-do-acesso-a-energia-no-world-skills-portugal/