Schneider Electric vai analisar a transição energética e o futuro das redes elétricas no Innovation Summit de Barcelona

Schneider Electric vai analisar a transição energética e o futuro das redes elétricas no Innovation Summit de Barcelona

Categoria Ambiente, Energia

A Schneider Electric vai reunir nos próximos dias 2 e 3 de outubro, em Barcelona, mais de 3500 especialistas de todo o mundo no Innovation Summit, o encontro internacional de referência da empresa, na qual serão partilhadas as últimas tendências, bem como desafios e oportunidades, para fomentar e digitalizar a economia. Tudo isto através de um programa de conferências de alto nível sobre os desafios, oportunidades e tecnologias disruptivas que estão a redefinir o futuro da gestão da energia e da automação, como a IoT, a inteligência artificial, o machine learning, o blockchain ou o 5G.

Entre os diversos temas que o evento vai abordar, haverá um espaço dedicado à transição energética, onde serão analisadas as novas formas de distribuição elétrica e a utilização das microgrids. Os especialistas da empresa vão falar sobre o futuro das redes elétricas, num mundo em que a descentralização das fontes de energia está a levar a um aumento da complexidade dos sistemas de distribuição.

As tecnologias digitais estão a ser adotadas a um ritmo exponencial, transformando para sempre os locais de trabalho e os setores do mercado. Para isto ocorrer, é necessário que nos adaptemos à redefinição da forma como desenhamos, construímos e fazemos funcionar as instalações, sem esquecer a gestão das ameaças, como é o caso dos ciberataques. Juan Gallostra, da JG Ingenieros, e Nuria Gallego, da FCC Industrial, serão os oradores desta sessão, na qual vão explicar as chaves para a otimização da distribuição elétrica a nível mundial.

Matthieu Mounier, líder da área de Microgrid da Schneider Electric, vai protagonizar uma sessão sobre a paisagem sustentável do futuro. Os edifícios e as instalações industriais não procuram apenas consumir menos energia, mas sim consumir e produzir uma energia melhor. Neste caso, a microgrid atua como um cérebro digital, gerindo os recursos energéticos descentralizados para otimizar a rentabilidade, a fiabilidade e a sustentabilidade. A conferência contará com casos específicos que ilustram as diferentes soluções para edifícios comerciais, instalações industriais e parques empresariais.

Para aproveitar ao máximo os recursos de energia distribuídos e a implementação da microgrid, as empresas de eletricidade devem adotar a transformação digital. Fréderic Godemel, executive vice president de Power Systems da Schneider Electric, vai explicar como o EcoStruxure Grid está a solucionar o dilema da energia, ajudando essas empresas a converter os seus desafios em sucesso empresarial.

Este evento internacional conta também com um espaço showcase de 5.000 metros quadrados, o Innovation Hub, no qual a Schneider Electric e os seus parceiros vão apresentar aplicações e experiências reais dos seus produtos e soluções mais inovadores, para que os participantes possam experimentar e observar, em primeira mão, as suas vantagens.

A participação no evento é realizada por convite, que pode ser solicitado nesta página, onde pode também consultar todo o programa de conferências e oradores.