Schroders lança ferramenta que mede o aumento da temperatura a longo prazo

Schroders lança ferramenta que mede o aumento da temperatura a longo prazo

A Schroders acaba de anunciar o lançamento do Climate Progress Dashboard, “desenhado para oferecer aos investidores uma visão única do progresso que os governos e as indústrias estão a fazer no sentido de cumprir a meta de um aumento de temperatura de 2°C e a transição para uma economia global com baixas emissões de carbono”.

O painel de controlo inovador, desenvolvido pela equipa de Sustentabilidade da Schroders, identifica o aumento de temperatura a longo prazo para o qual o mundo se encaminha, de acordo com um conjunto de indicadores que cobrem política, empresas, progresso tecnológico e energia.

Todos os indicadores, ao todo 12, avaliados pela Schroders excedem atualmente a meta internacional de limitar o aquecimento global a menos de 2°C, estabelecida pelo Acordo de Paris em dezembro de 2015.

Em média, segundo o painel de controlo, os indicadores estão a apontar para um aumento da temperatura de aproximadamente 4°C, o dobro da meta acordada em Paris.

“Desenvolvemos o Climate Progress Dashboard para proporcionar uma perspetiva única do ritmo da mudança. Segue as tendências dos principais indicadores do progresso no sentido da descarbonização. Fornece uma visão objetiva e transparente das alterações e deverá ajudar os investidores a basear as suas decisões nos resultados que provavelmente iremos ver e não naqueles que gostaríamos de ver”, frisou Andy Howard, Head of Sustainable Research na Schroders.

A equipa de Sustentabilidade atualizará o Climate Progress Dashboard numa base trimestral, refletindo em tempo real o maior ou menor êxito com que o mundo se está a aproximar da meta de Paris. Ajudará as equipas de gestão de carteiras a gerir de uma forma mais eficaz os riscos que as alterações climáticas representam.