SEA LIFE Porto alia-se à Surfrider Foundation para apelar à limpeza das praias

SEA LIFE Porto alia-se à Surfrider Foundation para apelar à limpeza das praias

O fim da época balnear, período em que as praias revelam o lixo acumulado durante os meses estivais, marca o início da campanha de limpeza das praias “Ajuda-nos a manter as praias limpas”, promovida pelo SEA LIFE Porto, em associação com a Surfrider Foundation, uma organização não governamental dedicada à preservação dos oceanos e das praias, e a Escola de Surf Flower Power Surf School, do Porto.

Entre as iniciativas levadas a cabo para sensibilizar para a limpeza das praias portuguesas, está “uma exposição inédita” de imagens de campanhas de sensibilização internacionais da Surfrider Foundation, que estará em exibição no SEA LIFE Porto de 26 de agosto a 15 de setembro. As imagens denunciam a poluição dos mares e as suas consequências, recriando cenários impactantes.

A exposição insere-se num conjunto de outras atividades, entre as quais passatempos no facebook do SEA LIFE Porto, com oferta de prémios SEA LIFE Porto e batismos de surf na Flower Power Surf School. No dia 15 de setembro será promovida uma ação de limpeza de praia do Porto aberta a todos os interessados em contribuir para a preservação das praias e oceanos.

Segundo o representante da Surfrider Foundation no Porto, a organização foi criada por um grupo de surfistas da Califórnia e conta atualmente com mais de 250.000 apoiantes em todo o mundo. “Enquanto apaixonados pelo mar e pelas praias, queremos ter um papel ativo na proteção e limpeza das praias e sensibilizar a comunidade, não apenas a não poluir, como a contribuir para a limpeza das praias, impedindo que o lixo chegue aos oceanos”, lê-se em comunicado enviado à imprensa.

Segundo Ana Ferreira, bióloga do SEA LIFE Porto, “uma investigação realizada por um instituto independente de investigação marinha concluiu que as amostras de água do mar continham seis vezes mais plástico do que plâncton”.