SEA LIFE Porto organiza primeira ação de Plogging

SEA LIFE Porto organiza primeira ação de Plogging

Plogging é o nome da iniciativa que o SEAL LIFE Porto está a promover. O conceito (plogging) surgiu na Suécia, em 2016, e combina o jogging com a recolha de lixo (plocka upp em sueco). A Antiga Seca do Bacalhau vai ser assim no próximo sábado,  20 de abril, às 10h00, o palco deste evento.

De acordo com o aquário portuense o grupo de corredores “pronto para ajudar o ambiente” vão percorrer a “pente fino” quatro quilómetros. A iniciativa está aberta à comunidade e a todos os interessados: “podem juntar-se ao plogging. Só têm mesmo que estar à hora marcada, 9h45, no ponto de encontro, a Antiga Seca do Bacalhau”, explica o SEA LIFE Porto em comunicado. A equipa do aquário portuense fica assim responsável por toda a logística e distribuição do material necessário para a recolha do lixo.

Para todos aqueles que gostariam de participar e não podem, o SEA LIFE Porto já tem novas datas. “Podem já reservar no calendário os terceiros sábados de cada mês”, afirma  Rui Ferreira. O diretor geral do SEA LIFE Porto destaca que o principal objetivo desta ação é “unir regularmente indivíduos que se preocupam com a temática da sustentabilidade e que optam por fazer a diferença nas pequenas ações do dia-a-dia. A formação de um grupo faz-se com o propósito de mobilizar quem já tem estas preocupações e fazer com que estes membros tragam os seus familiares e amigos nas sessões seguintes. Estas ações de “plogging” acabam por ser uma forma divertida de juntar pessoas que partilham esta missão, a de ajudar o ambiente”.

Para já, as expetativas são elevadas. “Para o próximo sábado esperamos cerca de vinte a trinta pessoas, atendendo ao feedback que temos recebido nos últimos dias. No entanto, este tipo de ações concentra cada vez mais pessoas. As limpezas de praia que o SEA LIFE Porto organiza todos os anos, há quase uma década, são um exemplo disso, uma vez que as vagas têm sido preenchidas em poucos dias” defende Rui Ferreira.

Os locais das próximas ações ainda não estão definidos, mas serão anunciados em breve no site do SEA LIFE Porto. De realçar que esta iniciativa integra um leque de atividades dedicadas à sustentabilidade, um tema a que o aquário portuense tem dado destaque nos últimos anos. De momento é também possível visitar no aquário portuense a exposição “Mar de Plástico”, uma parceria com o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.