Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade assegura representação portuguesa na 1ª fase da COP24

Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade assegura representação portuguesa na 1ª fase da COP24

Categoria Advisor, Agenda

O secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Gomes, representa Portugal na 1ª Fase da 24ª cimeira da ONU sobre o Clima (COP 24), entre 4 e 7 de dezembro, em Katovice (Polónia), informa numa nota à imprensa, o Gabinete do Ministro do Ambiente e da Transição Energética.

Na 3ª feira, dia 4, José Gomes irá moderar um painel de alto-nível (11h30-12h30) durante o qual será apresentada a Declaração de Katovice sobre Eletromobilidade. A iniciativa juntará, entre outros, António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Michał Kurtyka, Presidente da COP24, e Mateusz Morawiecki, primeiro-ministro da Polónia.

O dia 6, quinta-feira, será dedicado aos transportes e o Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade irá intervir, na qualidade de Presidente da Transport Decarbonisation Alliance (TDA), numa sessão dedicada à descarbonização do setor (9h00-10h00). O evento é promovido pela organização Paris Process on Mobility and Climate e contará com a intervenção da Comissária Europeia para os Transportes, Violeta Bulc.

Quanto ao dia 7, sexta-feira, José Gomes irá intervir numa sessão pública de perguntas e respostas (10h00-10h30) sobre a, organização que Portugal lidera e que junta países, cidades e empresas em prol da descarbonização dos transportes. O Secretário de Estado participa, de seguida, no Pavilhão de França (10h30-12h30), na apresentação de dois documentos (sobre descarbonização dos transportes e da logística) elaborados pelas comunidades de interesse da TDA.

Por fim na sexta-feira, dia 7 (15h00-18h00), José Gomes Mendes intervém numa sessão temática sobre transportes, abordando os principais obstáculos à descarbonização e identificando as soluções para os países contornarem esses entraves.