Secretário de Estado da Energia visitou a Smartcity Málaga da Endesa

Secretário de Estado da Energia visitou a Smartcity Málaga da Endesa

Categoria Ambiente, Energia

O secretário de estado da Energia, João Galamba, deslocou-se ontem à cidade de Málaga para conhecer a Smart City Living Lab da Endesa e os inovadores projetos ali desenvolvidos desde 2009.

A visita do governante português, feita a convite do diretor geral da Endesa em Portugal, Nuno Ribeiro da Silva, teve como objetivo demonstrar às autoridades portuguesas a “expertise” da Endesa relativamente aos desafios ambientais e os benefícios destes projectos para todos os cidadãos.

O secretário de Estado da Energia começou a sua visita pelo Centro de Controlo e Monitorização do projeto Smartcity Málaga onde conheceu os projetos e pesquisas liderados pela Endesa no Smartcity Living Lab, como o recém-inaugurado Projeto PASTORA — de redes inteligentes –, Zem2All — de mobilidade elétrica — ou Flexiciência — Flexibilidade aplicada à gestão de infraestruturas e ativos do sistema de eletricidade e produtos e serviços orientados para utilizador.

João Galamba inteirou-se também da vantagens da micro-rede do Smartcity Living Lab, onde a iluminação pública LED é alimentada por tecnologias de geração renovável distribuídas localizadas ao nível da rua, tanto solar fotovoltaica quanto mini-eólica, com o suporte de um sistema de armazenamento de energia por bateria e ponto de recarga para carga e descarga de veículos elétricos.

Após a sua visita, o secretário de estado da Energia afirmou ter sido importante “ficar a conhecer o melhor que se faz em  projectos de Smart City de redes de distribuição pois Portugal vai lançar em breve  leilões para a concessão das redes de distribuição de eletricidade de baixa tensão”.  João Galamba acrescentou ainda que “queremos fazer algo parecido em Portugal”.

Já para Nuno Ribeiro da Silva, diretor geral da Endesa em Portugal,  o interesse do Governo português  nestes projectos desenvolvidos pela Endesa demonstra que a empresa está no caminho certo relativamente a respostas aos desafios ambientais e que e tem experiência comprovada na gestão e implementação das “novas redes elétricas, adaptadas aos desafios decorrentes das mudanças tecnológicas”, como a “mobilidade elétrica ou interação com os clientes”.

Desde o seu lançamento em 2009, o Smart City Living Lab, liderado pela Endesa em Málaga, recebeu visitas de quatro continentes. Entre eles, órgãos reguladores de países como Peru, Brasil, Argentina ou Chile, além de Espanha; delegações de empresas do México, Japão, Mongólia, Noruega, Coreia do Sul, África do Sul, Austrália, Reino Unido, Finlândia, Tailândia, China, Moldávia, França, Tunísia, Egito, Sudão, Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos; delegações da União Europeia e analistas de investidores internacionais.

Da mesma forma, mudaram-se para este ambiente inovador empresas do setor elétrico do Uruguai (UTE), Malásia (TNB), Quénia (KPLC), República Tcheca (CEZ), Lituânia (Lesto), Filipinas (Meralco), Paraguai, Marrocos e França (EDF), bem como universidades de Itália, EUA, Alemanha, Bélgica, Dinamarca e Áustria. Conheça aqui o Projeto Smart City Málaga.