Seguradoras portuguesas debatem transição climática no setor

“Conversas sobre Sustentabilidade – A Transição Climática no Setor Segurador” é o tema do debate que a Capgemini Portugal e a Systemic vão promover no próximo dia 16 de novembro, a partir das 18h, no ISEG.

Este encontro vai contar com a  participação de quatro seguradoras portuguesas que irão debater a forma como o setor pode assumir um papel mais ativo na promoção da sustentabilidade juntos dos seus clientes e parceiros

João Mestre, Head of Sustainability na Fidelidade, Flávia Nobre, Sustainability Manager do Grupo Ageas Portugal, Maria João Silva Chief Marketing Officer da Tranquilidade, e Ana Marreiros, Communications Manager, da Zurich serão os intervenientes do debate, que será moderado por Sofia Santos, Sustainability Champion in Chief da Systemic, e por Diogo Baptista, Insurance Account Executive da Capgemini Portugal.

“O impacto das alterações climáticas nos comportamentos dos clientes e no alinhamento com a visão percecionada pelas Seguradoras”; “A viabilidade das ofertas personalizadas de produtos e serviços orientados à evolução das necessidades de prevenção e proteção”; “A experiência e os diferenciadores das Seguradoras que estão mais avançadas nas políticas e nas boas práticas de Sustentabilidade”, serão os três pontos fulcrais do debate “Conversas sobre Sustentabilidade”.

De acordo com o estudo “Walking the Talk: How insurers can lead climate change resiliency“, realizado pela Capgemini em parceria com a Qorus, a maioria das seguradoras ainda se encontram numa fase inicial da sua jornada. Contudo, o estudo refere que 8% das seguradoras mundiais já se destacam como “Champions” nos temas relacionados com as alterações climáticas e a sustentabilidade. As seguradoras que alcançaram esta categoria, possuem linhas de ação e de diferenciação assentes em boas práticas de governação, capacidade de análise avançada dos dados, estão focadas na prevenção ativa dos riscos e promovem a resiliência através das suas estratégias de subscrição e investimento.

“É com satisfação que nos unimos à Capgemini na promoção de um debate que reúne os principais players do setor segurador, com o objetivo de percebermos, em conjunto, quais os passos que devem ser dados para alcançarmos uma transição climática mais eficiente, que envolva parceiros e clientes, através de mais e melhores políticas e práticas de Sustentabilidade”, declara Sofia Santos.

Já Diogo Baptista, Insurance Account Executive da Capgemini Portugal, considera que “o debate é o corolário do forte empenho do Grupo Capgemini na promoção da sustentabilidade não só internamente, mas também junto dos nossos parceiros e clientes e, no combate às alterações climáticas. Há uma grande mudança em curso, que é vital para o futuro do planeta e para a sobrevivência das nossas sociedades e onde a Capgemini está a participar ativamente. A inovação e as TI têm um papel fundamental a desempenhar nesta mudança. As profundas alterações climáticas que estamos a viver, pedem que as seguradoras adaptem e reajustem os seus modelos de negócio para servirem melhor os clientes neste contexto de mudança contínua e nesse sentido este debate ganha uma extraordinária relevância”.