Selo de produção sustentável dos Vinhos do Alentejo já está no mercado

A partir de agora já é possível encontrar no mercado garrafas de vinho com o selo de produção sustentável, uma certificação inédita em Portugal. Com a assinatura da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), esta distinção “reconhece produtores da região que cumpram com os 171 requisitos estabelecidos pelo Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA)”, poder ler-se num comunicado.

De acordo com a CVRA, o selo de produção sustentável pode ser encontrado em garrafas de vinho da Herdade dos Grous e da Herdade de Coelheiros que passam a disponibilizar, aos portugueses e outros mercados estratégicos, garrafas com os rótulos atualizados com a nova certificação.

Esta distinção vai “possibilitar que o consumidor possa identificar os produtores alentejanos” que cumprem com “boas práticas de poupança de recursos”, que “promovam a biodiversidade”, que “utilizem energias renováveis”, que “protejam os solos” ou que “fomentem iniciativas que envolvem toda a comunidade na adoção de comportamentos sustentáveis”, refere a mesma nota. A certificação é, segundo a CVRA, uma “garantia transversal de que o Alentejo repensa os procedimentos implementados nos campos e adegas”, procurando “promover e implementar novas práticas ambientalmente, socialmente e economicamente mais sustentáveis”.

De acordo com Francisco Mateus, presidente da CVRA, “este é um passo histórico para o setor vitivinícola português, que ilustra uma acentuada mudança no modo de pensar a produção sustentável em Portugal. A partir de agora, os consumidores poderão facilmente identificar os produtores alentejanos que, ao longo dos últimos anos, trilharam um caminho que permitiu alterar práticas, continuando a disponibilizar vinhos de excelência e respeitando, sempre, o ecossistema”.

A certificação é atribuída por quatro organismos certificadores distintos, designadamente a Bureau Veritas, Certis, Kiwa Sativa e SGS e que ainda este ano se estima que mais produtores adquiram este reconhecimento.

O PSVA, iniciativa pioneira no âmbito da qual foi criada a certificação de produção sustentável, conta já com 448 membros associados, que representam mais de 42% da área de vinha do Alentejo, e são responsáveis pela produção de mais de 76 milhões de litros de vinho de Denominação de Origem (DO) e Indicação Geográfica (IG).