O Município de Paredes organiza e promove a segunda edição da “Semana da Sustentabilidade” de 17 a 21 de fevereiro, com um conjunto de atividades que visam, essencialmente, envolver a comunidade escolar e a população em geral sobre a sensibilização para as alterações climáticas e a necessidade do equilíbrio e da preservação ambiental do Planeta.
Na “Semana da Sustentabilidade”, destaca-se, durante a manhã de dia 21 de fevereiro, o Seminário “A Economia Circular ao Serviço da Inclusão Social”, com início às 09h00 no Auditório do Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário (FPIMM), com abertura da Vereadora Beatriz Meireles e encerramento do Vereador Francisco Leal. Do painel de oradores, sublinha-se a presença de Luísa Magalhães (da Smart Waste Portugal), de Helena Antónia Silva (da Vintage For A Cause), de Diana Mota (do Projeto Escola Oficina, Gaiurb). O Seminário tem entrada gratuita, com inscrições obrigatórias através do link. A mesa redonda “Circular e Responsabilidade Social” será moderada por Cristiana Ribeiro (da Smart Waste Portugal) e conta com os oradores: Rui Garcia (da empresa Garcia Garcia), Catarina Moreira (da WUDA – furniture design & projects) e Raquel Santos (representante da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal – AIMMAP).
Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito da Plataforma Solidária de Partilha e Valorização dos Recursos do investimento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, com a Associação Smart Waste Portugal, tem como objetivo refletir e apresentar exemplos práticos sobre o conceito de economia circular e a sua relação com a inclusão social. A iniciativa visa ainda discutir o papel da responsabilidade social das empresas, principalmente do setor das indústrias da madeira e do mobiliário, para combater as alterações climáticas.
No primeiro dia da Semana da Sustentabilidade, dia 17 de fevereiro, está prevista a visita a projetos de boas práticas de sustentabilidade do Instituto Politécnico de Bragança com os alunos da Escola Básica de Bitarães.
O segundo dia, 18 de fevereiro, será dedicado ao trabalho de campo, com a construção de uma “micro reserva” que pretende funcionar como uma sala de aula/laboratório ao ar livre e como reserva da biodiversidade, em Baltar.
Nos dias 19 e 20 de fevereiro, vão ser desenvolvidas atividades destinadas a promover uma maior valorização do setor agrícola e das políticas que o sustentam. Na Escola Básica e Secundária de Cristelo vão ser realizadas atividades no âmbito do Projeto PAC-TO, cofinanciado pela União Europeia, liderado pela INOVA+ e apoiado por uma rede de cooperação de entidades nacionais e internacionais, que visa sensibilizar o público a melhorar a perceção da Política Agrícola Comum, com especial destaque para as estratégias de sustentabilidade da União Europeia, a resiliência do setor agrícola e o apoio aos agricultores.
Para além disso, os alunos vão dar vida ao projeto do Mapeamento de Gigantes Verdes, uma vez que o Concelho conta já com mais de 300 árvores identificadas com potencial de biodiversidade e sequestro do carbono, uma importante ferramenta na descarbonização de Paredes para atingir o compromisso climático no Plano de Ação Climática.
De referir ainda que os alunos da Escola Básica e Secundária de Lordelo vão participar no Workshop de Introdução à Permacultura e Design de Jardins comestíveis e pedagógicos nas escolas. Ainda no dia 20, vai estar patente a exposição “Golf e Sustentabilidade”, no Campo de Golfe do Aqueduto em Vila Cova de Carros, que pretende alertar para meios de sustentabilidade na modalidade.
No dia 21, pelas 21h00, será ainda apresentado o livro “Agricultura sem Papas na Língua”, de José Martino, no Mercado Local e Salão Multiusos da Sobreira.
A “Semana da Sustentabilidade” é organizada e promovida pelo Município de Paredes em colaboração do Europe Direct Área Metropolitana do Porto e do Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas.