Semana Verde em Almada de 25 de maio a 5 de junho

by Inês Gromicho | 24 Maio 2016 15:02

De 25 de maio a 5 de junho, a Câmara Municipal de Almada organiza a Semana Verde, que nos desafia para atividades promotoras de estilos de vida mais amigos do ambiente. A programação inclui um curso de introdução à fotografia de natureza e a projeção do documentário Estuário, as marés selvagens do Tejo, realizada por Pedro de Carvalho e Lurdes Carvalho, recentemente estreado em televisão.

Seguem alguns destaques da programação, que no Dia do Ambiente (5 de junho) inclui um curso de introdução à fotografia de natureza e a projeção do documentário Estuário, as marés selvagens do Tejo, realizada por Pedro de Carvalho e Lurdes Carvalho, recentemente estreado em televisão.

25 de maio, quarta-feira

FESTA VERDE
Praça S. João Baptista e Praça da Liberdade / 9h30 às 12h30
A Festa Verde de Almada faz 20 anos! Nesta animada manhã, milhares de crianças de escolas, jardins-de-infância e IPSS de Almada reúnem-se no centro da cidade para trocar e vender os produtos que plantaram e colheram nas suas hortas e jardins pedagógicos, ao longo do ano.
Exposições, jogos, oficinas, feiras de usados e muita animação fazem parte do programa.

MERCADO BIOLÓGICO DE CACILHAS
Largo Alfredo Diniz, Cacilhas / 14h00 às 18h30
O primeiro mercado biológico regular da margem sul do Tejo, onde todos os produtos à venda têm certificação de proveniência biológica. Entre fruta, legumes, ervas aromáticas, azeite, mel, pão e compotas, muitos produtos para descobrir junto ao chafariz, em Cacilhas.

26 de maio, quinta-feira

CICLOFICINA DE ALMADA
Mercado Municipal de Almada, junto à Rua Bernardo Francisco da Costa / 19h00 às 22h00
A última quinta-feira do mês é dia de encontro na Cicloficina de Almada, sedeada no Mercado Municipal de Almada. A partir das 19h00 é possível aprender a fazer os principais consertos e reparações numa bicicleta, usando peças e componentes cedidos por outros ciclistas ou lojas de bicicletas apoiantes ou, simplesmente, trocar conhecimento e ideias sobre o tema. Nesta iniciativa, dinamizada por voluntários, tudo é gratuito e sem fins lucrativos.

27 de maio, sexta-feira

AÇÃO DE LIMPEZA DE PRAIA
Praia da Rainha / 8h00 às 14h00
Uma grande ação de limpeza na Praia da Rainha, com alunos da Escola EB1 Quinta da Cabouca, de Vale Milhaços, para comemorar o Dia Eco Escolas. Ações de sensibilização dinamizadas por biólogos e pela Cruz Vermelha Portuguesa completam a atividade. Apareça e junte-se a esta iniciativa para tornar as praias de Almada ainda mais limpas.

DIVULGAÇÃO DO PRÉMIO “EU REDUZO”
Ao longo do dia em vários locais do concelho
Ações de divulgação do desafio “Eu Reduzo”, uma iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto “Missão Reduzir” que pretende sensibilizar para a utilização mais eficiente da energia em casa, recompensando os residentes de Almada que mais se empenharem em reduzir o consumo de eletricidade. Saiba mais em www.eureduzo.pt/em-casa

28 de maio, sábado

MERCADO BIOLÓGICO DE ALMADA
Praça Movimento das Forças Armadas, Almada Centro / 9H00 às 14H00
Uma seleção de produtores biológicos certificados da região dão a conhecer o melhor da sua produção. Fruta e legumes frescos, ervas aromáticas, chás e azeite, são alguns dos muitos produtos à venda neste mercado, onde poderá contactar diretamente com os agricultores.

29 de maio, domingo

OBSERVAÇÃO DE AVES NO PARQUE DA PAZ
Parque da Paz, junto ao monumento à Paz / 9h00 às 12h00
Inscrição prévia
Uma visita guiada pelo Parque da Paz, que revela a riqueza da biodiversidade deste pulmão da cidade, onde se poderão observar espécies de aves aquáticas como as garças, a galinha-de-água, o galeirão, o maçarico-das-rochas ou o guarda-rios, ou espécies terrestres como a poupa, o gaio, a alvéola-branca, as toutinegras e muitas outras aves.
No final, junte-se à Associação Barril de Alva na plantação de carvalhos-alvarinho no Parque da Paz.

31 de maio, terça-feira

INAUGURAÇÃO DE PARQUE DE CANÍDEOS NO JARDIM URBANO DA COSTA DA CAPARICA
Jardim Urbano da Costa da Caparica / 10h00
O Jardim Urbano da Costa da Caparica inaugura um Parque de Canídeos onde os animais podem passear soltos e fazer as suas necessidades sem incomodar os outros utilizadores do espaço público. No mesmo dia será também apresentado um painel informativo no Jardim, dedicado à avifauna que se pode descobrir neste local.

3 de junho, sexta-feira

FÓRUM 21 DA CRIANÇA: O PARLAMENTO DOS PEQUENOS DEPUTADOS
Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada / 10H00 às 12H30
Neste Parlamento dos Pequenos Deputados, que já se realiza em Almada há 13 anos, as crianças do cocnelho apresentam aos dirigentes municipais as suas preocupações, sugestões e desejos para o futuro de Almada e do Planeta. As melhores ideias poderão ser integradas no Plano de Atividades anual da autarquia.

4 de junho, sábado

VISITA GUIADA: O PAPEL DO PARQUE DA PAZ NA NOSSA QUALIDADE DE VIDA|O TESTEMUNHO DOS LÍQUENES
Parque da Paz, junto ao quiosque “Toma lá Paz” / 10h00 às 13h00
Participação: Inscrição prévia obrigatória em jivieira@fc.ul.pt
Visita orientada por investigadores da Universidade de Lisboa que trabalham sobre a importância das áreas verdes urbanas para a qualidade de vida nas cidades. Uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Ecologia realizada em parceria com a Câmara Municipal de Almada e o Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes.

5 de junho, domingo, Dia Mundial do Ambiente

AÇÃO DE FORMAÇÃO “INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA DE NATUREZA”
Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica / 9H30 às 17H30
Dinamização: Fotógrafo de natureza Ricardo Guerreiro
Participação: Participação sujeita a inscrição no valor de 20,00€
Curso de introdução à fotografia de Natureza, onde serão apresentadas e debatidas algumas das técnicas utilizadas para fotografar animais em movimento, captar imagens únicas de paisagens e pormenores da natureza. A ação será orientada pelo fotógrafo de natureza Ricardo Guerreiro. Os participantes deverão levar a sua própria máquina fotográfica.

PROJEÇÃO DO DOCUMENTÁRIO DE NATUREZA “ESTUÁRIO, AS MARÉS SELVAGENS DO TEJO” E CONVERSA COM REALIZADORES
Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica / 17h00 às 19h00
Projeção do primeiro episódio da mini-série Estuário, as marés selvagens do Tejo realizada por Pedro de Carvalho e Lurdes Carvalho, recentemente estreada em televisão. A série dá a conhecer a beleza e os valores naturais do Estuário do Tejo, uma zona fundamental para a avifauna, flora e fauna bentónica e piscícola da região. O episódio em destaque nesta sessão releva o património natural existente na frente ribeirinha norte de Almada, e o que o Município tem feito para a sua preservação.

6 de junho, segunda-feira

VIVER A NATUREZA NA MATA DOS MEDOS
Ponto de Encontro no Centro de Interpretação da Mata dos Medos / 9h30 às 12h30
Crianças de escolas de Almada e Seixal vão participar num percurso guiado por esta zona natural e explorar este território cheio de biodiversidade e valor paisagístico. Temas como a importância do património natural, reciclagem e hábitos de consumo mais sustentáveis serão também explorados de forma divertida.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/semana-verde-em-almada-de-25-de-maio-a-5-de-junho/