“Semanas do Tubarão” no Sea Life Porto

by Inês Gromicho | 30 Outubro 2015 17:20

O Sea Life Porto está a promover uma programação inteiramente dedicada aos tubarões, que irá decorrer entre os próximos dias 12 a 29 de novembro. Todos os dias, haverá palestras especiais sobre os tubarões, nas quais os elementos da equipa de biologia do Sea Life irão explicar as diferenças entre as várias espécies, quais as espécies mais frequentes na nossa costa, as principais ameaças à sua sobrevivência, bem como desvendar alguns mitos falsos.

Para os mais pequenos, haverá workshops temáticos aos fins de semana, das 11h00 às 18h00, sob as seguintes temáticas: criação de um origami tubarão (14 e 15 de novembro); criação de um fantoche tubarão (21 e 22 de novembro) e criação de uma barbatana de tubarão (28 e 29 de novembro). Também aos fins de semana poder-se-á assistir à visualização de um filme de animação infantil, ligado a esta temática.

O Sharky, mascote do Sea Life Porto, irá animar o festival, dentro e fora de portas. A mascote irá oferecer entradas especiais, com oferta de um quiz, um livro de atividades e um chapéu de tubarão. Além disso, haverá passatempos-surpresa para visitantes com oferta de prémios.

Segundo Ana Ferreira, bióloga do Sea Life Porto, “os tubarões são geralmente falados pelas piores razões”. “Temos o caso recente do ataque ao surfista Mick Fanning. No entanto, a grande maioria das espécies é inofensiva e os ataques, embora naturalmente infelizes, são muito raros. É importante desmistificar esta imagem, sobretudo junto dos mais pequenos. Além disso, é importante sensibilizar para os perigos que ameaçam a sobrevivência de algumas espécies, como a pesca ilegal para obtenção exclusiva de barbatanas”, referiu.

O Sea Life Porto alberga atualmente catorze tubarões de sete espécies diferentes. Entre estas encontram-se o tubarão-pontas-negras, o tubarão-de-Port-Jackson, o tubarão-viola, o tubarão-lixa, o tubarão Bambu Cinzento, o Cação (também conhecido por Pata Roxa) e o tubarão Bambu Pintas Brancas.

 

 

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/semanas-do-tubarao-no-sea-life-porto/