Seminário Eco-escolas promovido por Novo Verde e ERP Portugal

 O Seminário Eco-Escolas contou com a promoção da Novo Verde, que faz gestão de resíduos de embalagens, e da ERP Portugal, entidade gestora de resíduos elétricos e eletrónicos e de resíduos de pilhas e acumuladores.

A promoção da literacia ambiental chegou à Escola Secundária/3 Martinho Árias de Soure a 20 de janeiro e contou com workshops e palestras de profissionais de setores como ambiente, sustentabilidade, gestão de resíduos, energias renováveis e agricultura biológica.

A iniciativa resulta do uma parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e constitui momentos de aprendizagem e partilha. Agora a Novo Verde a ERP Portugal participaram com desafios anuais para a Geração Verdão bem como para a Geração Depositrão, projetos escolares que querem informar sobre a importância da reciclagem e do encaminhamento certo de resíduos.

Nos dias 20 e 21, em paralelo ao seminário, realizou-se a feira de ambiente e sustentabilidade Eco-Mostra.

O Eco-Escolas é um programa internacional, reconhecido pela UNESCO como a maior rede de educação para a sustentabilidade do mundo, e 67 países já participam, estando a iniciativa há 25 anos em Portugal.

“Este foi um momento muito especial, pois conseguimos reunir professores, técnicos, e outros profissionais ligados à educação ambiental e sustentabilidade, para partilha de objetivos comuns e troca de experiências. As crianças são os adultos de amanhã e são elas que queremos formar, dando-lhes o conhecimento e as ferramentas para que se tornem agentes de mudança”, aponta Ricardo Neto, presidente da Novo Verde e da ERP Portugal.