Seminário no Politécnico de Leiria destaca os principais impactos dos incêndios sobre os recursos hídricos

Seminário no Politécnico de Leiria destaca os principais impactos dos incêndios sobre os recursos hídricos

Categoria Advisor, Agenda

O departamento de Engenharia Civil da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria dinamiza, no próximo dia 18 de outubro, um seminário dedicado ao tema “Incêndios florestais & atividades económicas – Impactos sobre os recursos hídricos”, em colaboração com o Núcleo Regional do Centro e a Comissão Especializada de Hidráulica Fluvial da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH). Esta iniciativa, que terá lugar na Biblioteca José Saramago do Politécnico de Leiria, a partir das 10h00, realiza-se um ano após os incêndios florestais que deflagraram na região Centro, a 15 de outubro de 2017.

“É objetivo deste seminário promover a análise dos problemas e a divulgação de ações que promovam uma boa gestão e planeamento dos Recursos Hídricos portugueses e da região Centro em particular, assim como no esclarecimento e interação com o meio técnico-científico e com a população, para que esta tenha uma melhor compreensão das questões associadas aos Recursos Hídricos”, salienta Ricardo Jesus Gomes, docente da ESTG, coordenador do departamento de Engenharia Civil e presidente do Núcleo Regional do Centro da APRH.
O programa inclui no período da manhã um debate, moderado por João Nazário, sobre o atual estado das massas de água na bacia hidrográfica do rio Lis, e que conta com a participação de vários representantes de instituições da região de Leiria com responsabilidades relacionadas com a gestão, o planeamento e a exploração dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Lis.

À tarde o mote é a ocorrência dos incêndios florestais em Portugal e as consequências para os recursos hídricos. Nesta mesa, moderada por Rui Ferreira, estarão vários especialistas nacionais, e serão ainda apresentados vários pontos de vista, abertos a discussão, sobre de que forma são ameaçados os recursos hídricos no País, com a ocorrência e propagação de incêndios florestais, quais os impactes na saúde pública e possíveis soluções para mitigar essa ameaça.

Os interessados podem obter mais informação e realizar a sua inscrição no site.