Seminário P3LP debate Guiné-Bissau e o setor da água em julho

Seminário P3LP debate Guiné-Bissau e o setor da água em julho

Categoria Advisor, Agenda

Entre 4 e 8 de julho terá lugar a primeira missão inversa P3LP, que acolherá vários gestores e técnicos da Guiné-Bissau entre Lisboa e Coimbra. Segundo indica a PPA (Parceria Portuguesa para a Água), com esta iniciativa Portugal recebe técnicos e responsáveis dos países irmãos para com eles partilhar experiências nos planos técnico e institucional.

Em concreto, realizar-se-á uma sessão de apresentação desta delegação designada de “Seminário P3LP – Guiné-Bissau e o setor da água”, no dia 5 de julho, 3ª feira, no Auditório da ETA da Boavista na Águas do Centro Litoral, em Coimbra.

Do painel de abertura, que começa às 10H, fazem parte Francisco Nunes Correia, presidente da PPA, Nelson Geada, presidente da Águas do Centro Litoral e Cláudio de Jesus, administrador da Águas de Portugal.

Segue-se às 10H30 o debate sobre “Guiné-Bissau e o setor da água”, cuja primeira parte contará com as presenças de Inussa Baldé, diretor geral da Direção Geral de Recursos Hídricos, Ministério da Energia e dos Recursos Naturais, e Muminatu Jaló, conselheira técnica da DGRH, Ministério da Energia e dos Recursos Naturais.

Às 12H, altura de “elevator pitch” presentations, com “o problema dos poluentes emergentes e a sua presença em águas superficiais e águas residuais”, da REQUIMTE/LAQV-GRAQ; e “Gestão de redes urbanas de água e saneamento” pela Águas da Região de Aveiro.

Da parte da tarde, às 14H30, altura para a II Parte do debate sobre “Guiné-Bissau e o setor da água”, com Issufo Baldé, diretor geral da empresa de Energia e Águas da Guiné-Bissau, e João Serras Pereira, conselheiro técnico DGRH, Ministério da Energia e dos Recursos Naturais.

Às 15H15 é a vez de testemunhos profissionais e empresariais na Guiné-Bissau, com Nuno Medeiros, diretor de Manutenção, Direção Regional de Lisboa Aa, EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres; e Pedro Simões, gestor de projeto, RPG Consultores.

Por fim, às 17H, novamente “Elevator pitch” presentations com a CTGA – Serviços de projecto e gestão de infraestruturas de abastecimento e saneamento ; Fernando Ferreira, administrador Efacec – O tratamentos de água e efluentes para pequenos e grandes aglomerados populacionais; e Carlos Freire de Oliveira, presidente da Ventilaqua – Soluções de tratamento de águas residuais.
A participação nesta sessão será livre de encargos mas sujeita a inscrição e confirmação prévias via email geral@ppa.pt.