Sentidos 3 sismo desde o início do ano

Sentidos 3 sismo desde o início do ano

Em pouco mais de um mês Portugal já registou três sismos sentidos com intensidade pelas populações, afirma esta sexta-feira o Correio da Manhã. O mais forte ocorreu pelas 23h30 de quarta-feira, em Porto de Mós, sendo notado em vários concelhos, sobretudo Batalha e Leiria.

Há relatos também de pessoas que sentiram a terra tremer, por exemplo, em Loures, a cerca de 100 quilómetros de Porto de Mós. Duas horas depois, à 01h36, um novo sismo, réplica do anterior, abalou a mesma zona. Nenhum causou danos.

Já em janeiro, na noite do dia 9, a população de Sines ficou em alerta com um sismo. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera situou o epicentro dos dois últimos abalos na localidade de Cruz da Légua (Porto de Mós). A central do quartel dos Bombeiros Voluntários de Porto de Mós recebeu 70 telefonemas.

“A maioria de pessoas estava perplexa e não conseguia identificar nem relacionar o barulho com o tremor de terra”, disse ao CM o comandante Elísio Pereira, salientando não ter havido pedidos de socorro. No Centro Distrital de Operações de Socorro, em Leiria, o telefone também não parou, com telefonemas de vários locais como Batalha, Marinha Grande, Alcobaça, Nazaré ou Caldas da Rainha.

*Foto de Reuters