SEUR testa viabilidade de camiões movidos a gás natural

SEUR testa viabilidade de camiões movidos a gás natural

Categoria Advisor, Empresas

A SEUR, mantendo o seu compromisso de recorrer ao uso de veículos alternativos como um dos principais impulsionadores do Gás Natural Veicular (GNV) em Espanha, incorporou na sua frota dois camiões movidos a gás natural. O objetivo desta iniciativa é avaliar a viabilidade deste tipo de combustível no transporte rodoviário, tendo sido escolhida a rota internacional Portugal-Espanha.

Um dos veículos selecionados foi o modelo Iveco Stralis NP 400CV, que conta com o apoio da Dourogas como parceiro estratégico. O outro veículo é um camião transformado em Dual Fuel e Gás Natural de forma a conseguir utilizar gás natural comprimido como combustível.

O camião da marca Iveco, o primeiro veículo para transporte rodoviário desenvolvido para utilizar como combustível gás natural, está equipado com um motor de 400 cavalos e tem a mesma carga útil que um camião diesel equivalente e uma autonomia até 1.500 km.

A utilização de Gás Natural Liquefeito (GNL) contribui para melhorar a qualidade do ar, uma vez que gera menos 30% de emissões de CO2 que os combustíveis tradicionais, eliminando as emissões de óxido de enxofre e reduzindo substancialmente o óxido de nitrogénio.

Através deste projeto-piloto nas rotas Porto-Madrid com ambos os veículos, a SEUR espera comparar os resultados de desempenho para perceber qual a opção mais eficiente e sustentável e, assim, avaliar que rotas existentes se adaptam melhor a cada uma destas alternativas. Após os testes, a empresa prevê que poderá reduzir em 23 toneladas de CO2 para a atmosfera por veículo.

A empresa aposta há vários anos em veículos alternativos para reduzir o seu impacto ambiental, sendo que no último ano conseguiu diminuir em 16% as emissões por envio.