SIMAR digitaliza gestão das infraestruturas de Loures e Odivelas

SIMAR digitaliza gestão das infraestruturas de Loures e Odivelas

Categoria Águas, Ambiente

Com cerca de 170.000 clientes, os Serviços Intermunicipalizados de águas e resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR) gerem e mantêm uma das maiores redes de abastecimento de água potável e de drenagem de águas residuais do país. Com a dimensão desta missão e a responsabilidade de ser uma entidade de interesse público, há muito que a empresa se preocupa com a sua sustentabilidade económica, ambiental e social, surgindo, neste enquadramento, a necessidade de otimizar o seu modelo de gestão operacional.

Com este intuito e após uma avaliação de diferentes opções tecnológicas, adotou a plataforma colaborativa de gestão operacional NAVIA, ferramenta que está a ser utilizada de forma transversal por toda a empresa com o objetivo de otimizar a sua atividade e de implementar um modelo de gestão baseado no conhecimento.

Como a eficiência e a sustentabilidade são claros objetivos estratégicos da empresa, refere em comunicado, realça-se o suporte que o NAVIA dá às atividades de deteção e reparação de perdas de água, de gestão de energia, de monitorização das infraestruturas e de controlo de qualidade. Tudo on-line, em tempo real e sem papel.

Numa época em que tudo é “smart”e em que tudo acontece em “mobilidade” e online, os municípios de Loures e Odivelas entenderam perfeitamente que só faz sentido falar em “smart cities” depois de garantirem que têm “smart infrastructures”.