1

SIMAS celebram verão com ação de sensibilização em todas as praias de Oeiras

No dia em que se dá as boas-vindas ao verão, 21 de junho, os SIMAS de Oeiras e Amadora estão a promover, durante todo o dia, uma ação de sensibilização em todas praias do concelho de Oeiras. Com o nome “Na Praia Eu Bebo Água da Torneira”, a ação materializa-se com os mochileiros SIMAS a distribuírem água fresca da torneira, copos e chapéus com o objetivo de saciar a sede a todos os veraneantes. O ponto de partida deu-se na Praia de Caxias, seguindo-se, durante a tarde, para a Praia Velha, Praia de Paço de Arcos, Praia das Fontainhas, Praia do Saisa, Praia de Santo Amaro de Oeiras e Praia da Torre.

João Serrano

À Ambiente Magazine, João Serrano, presidente do Conselho de Administração dos SIMAS de Oeiras e Amadora, refere que esta é a primeira de um conjunto de três ações que serão levadas pela empresa entre os meses de junho, julho e setembro. Estas iniciativas enquadram-se na campanha dos SIMAS de abastecimento público de água que tem como objetivo consciencializar a comunidade de Oeiras e Amadora para os benefícios do consumo de água da torneira, demonstrando que esta água poderá ser a companhia ideal em qualquer situação: “Num dia de praia, a caminho do trabalho ou num passeio de parque”. Ao mesmo tempo, esta é também uma “campanha de sensibilização”, que ganha especial relevância numa altura em que a consciencialização sobre a importância da água e o valor dado a este recurso escasso é cada vez maior: “Se por um lado, queremos sensibilizar as pessoas para o consumo de água da torneira, uma água de excelência com uma qualidade assegurada superior a 99%, por outro, pretendemos também sensibilizar para o consumo consciente deste bem, evitando o desperdício de água em atividades como a rega de jardins ou lavagem dos carros”. Esta é uma preocupação que a empresa se tem focado ao longo dos últimos tempos e, que pretende, também com esta campanha, reforçar a premissa: “consumir água da torneira de forma consciente”, refere.

Com esta ação, João Serrano refere que o objetivo é, sobretudo, o de “consciencializar a população” de que a água da torneira – “que é de excelente qualidade” – pode, facilmente, ser levada para qualquer sítio: “Por exemplo, para um dia de praia”.

[blockquote style=”1″]”É uma iniciativa que prima por ser 100% responsável, com impacto ZERO…”[/blockquote]

Questionado sobre a importância de sensibilizar as pessoas para o consumo de água da torneira, o presidente do Conselho de Administração dos SIMAS de Oeiras e Amadora, destaca, primeiramente, a qualidade do recurso, superior a 99%: “A água da torneira é uma opção saudável, capaz de responder às necessidades de todos nós”. Depois, acresce a “quantidade de plástico que é desperdiçado com o consumo de água engarrafada”, que tem um “impacto brutal na utilização de recursos”, sendo uma opção muito mais poluente: “Uma garrafa de plástico demora cerca de 450 anos a ser completamente decomposta. E já para não falar no impacto direto que tem na carteira”, alerta.

Com a ação “Na Praia Eu Bebo Água da Torneira”, os SIMAS acreditam que será uma iniciativa muito bem recebida por toda a população residente, trabalhadora e até por turistas ou veraneantes de concelhos limítrofes: “É uma iniciativa que prima por ser 100% responsável, com impacto ZERO no ambiente, e que, ao mesmo tempo, pretende despertar a consciência dos mais resistentes à mudança entre o consumo de água da torneira vs água engarrafada”.