SIMAS de Oeiras e Amadora promovem comportamentos sustentáveis

SIMAS de Oeiras e Amadora promovem comportamentos sustentáveis

Os SIMAS de Oeiras e Amadora têm vindo a desenvolver novos projetos e campanhas de sensibilização para a promoção de comportamentos sustentáveis. Sendo a comunidade educativa um dos principais alvos das campanhas de sensibilização, é através dela que tentam alterar comportamentos, facultando conselhos práticos de utilização da água, através de vários projetos como o Plano de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS) e, mais recentemente, o “WIZZ – o Quiz da água”.

Este projeto PEAS visa despertar consciências, envolver e sensibilizar os alunos até ao 3º ciclo das escolas, para um uso racional da água e para a importância do saneamento. Este ano, o tema do PEAS é “À descoberta dos oceanos”.

Os SIMAS têm o seu Road Show interativo, que circula desde 2009 pelas escolas do 1º, 2º e 3º ciclos, sensibilizando comunidade educativa para a importância dos recursos naturais e sua preservação, promovendo a cultura do não desperdício e do resíduo enquanto recurso, explorando diferentes formas de integração dos ODS na cadeia de valor em espaço escolar, bem como estabelecendo uma base e estrutura integrada de conhecimento que apoie, justifique e credibilize a alteração efetiva de atitudes e comportamentos no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS):
– Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos;
– Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis;
– Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactes;
– Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

Com o Road Show pretende-se recriar um ambiente experimental e divertido com recurso à simulação de sons e imagens interativas e à realização de ações de sensibilização, experiências com a água, conselhos úteis e curiosidades, atividades lúdicas e jogos.

O” Wizz – o Quiz da água” é o mais recente projeto dos SIMAS de Oeiras e Amadora, e é uma competição de gamificação de conteúdos pedagógicos relativo a temas relacionados com Água, cujos desafios são baseados em quizzes integrados num jogo de tabuleiro. É dirigido aos estudantes dos 2º e 3º ciclos do ensino básico dos concelhos de Oeiras e Amadora.

A sensibilização para o uso responsável e eficiente dos recursos, designadamente a água, tem sido lema dos serviços que, através de ações e iniciativas junto dos públicos mais jovens, em particular, e da população em geral, têm vindo a transmitir valores associados às boas práticas que potenciam a sustentabilidade ambiental e económica com reflexos positivos e evidentes na qualidade de vida dos cidadãos.

Este artigo foi publicado na edição 79 da Ambiente Magazine.