SIMAS de Oeiras e Amadora promovem programa de educação ambiental online

SIMAS de Oeiras e Amadora promovem programa de educação ambiental online

À luz dos acontecimentos, desafios e naturais consequências que a Covid-19 provocou no nosso país, os SIMAS de Oeiras e Amadora mantiveram e adaptaram o seu Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS), ajustando-o às novas tecnologias e utilizando novas formas de comunicar.

De acordo com a empresa, este programa é dedicado a crianças e jovens das comunidades escolares de Oeiras e Amadora e chega todos os anos letivos a milhares de alunos, diariamente através de um veículo interativo designado de Roadshow, com sessões pedagógicas presenciais nas escolas.

Agora no mundo digital, o PEAS tem a finalidade de garantir que professores e alunos continuam a ter acesso às aulas temáticas de sensibilização ambiental dedicadas este ano aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Este projeto visa sensibilizar os alunos desde o jardim de infância ao 3o ciclo das escolas dos dois concelhos para um uso racional da água e para a importância do saneamento, promovendo a adoção de hábitos e comportamentos mais sustentáveis e a preservação do ambiente. Para este ano letivo de 2019/20 o tema é “Missão ODS – O herói és tu!”

  • Aulas temáticas PEAS

Nesta adaptação do Roadshow PEAS, os SIMAS mantiveram online um contacto estreito e constante com professores e escolas e em alternativa às ações presenciais do Roadshow, a empresa está a promover aulas temáticas de educação ambiental por videoconferência, destinadas a alunos e professores, e ainda a participação dos alunos em casa no passatempo deste ano letivo, perante o mote: “A tua ideia faz a diferença”.

  • Site e Redes Sociais

Para além das aulas temáticas online foram ainda criadas páginas nas redes sociais (facebook e Instagram) e um site multiplataformas, dedicados ao Roadshow, de modo a estreitar a ligação com a comunidade escolar e criar um canal de comunicação direto e disponível 24 horas durante setes dias por semana.

O novo site dedicado aos conteúdos do Roadshow PEAS, disponibiliza o regulamento, ficha de inscrição, galeria dos trabalhos dos participantes no passatempo e todos os materiais de divulgação e comunicação do projeto PEAS (cartaz, flyer, díptico) de modo a que alunos e professores possam ir acompanhando e visitando todos os trabalhos que estão a ser submetidos e ainda um conjunto de jogos em formato quiz onde podem testar os conhecimentos adquiridos.

O Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS) foi premiado a 7 de maio de 2020 com o Grande Prémio APCE 2020 na categoria Campanha Externa Indústria, nos setores primário e secundário, atribuído pela Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa.