Sines conquista pela segunda vez o prémio “Município Mais Azu”

Sines conquista pela segunda vez o prémio “Município Mais Azu”

O concelho de Sines conquistou, pela segunda vez, o galardão “Município Mais Azul” do Alentejo, sendo o município da região com melhor pontuação nas atividades de educação e sensibilização ambiental, associadas ao programa Bandeira Azul, na época balnear de 2020.

Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines salienta em comunicado que “este galardão, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, vem não só reconhecer o investimento da Câmara Municipal de Sines em educação ambiental, como também o trabalho de qualidade desenvolvido pelos vários serviços da autarquia  envolvidos”.

O município recorda, em comunicado, que as atividades de educação ambiental são um “critério imperativo” para a atribuição das bandeiras azuis, sendo a qualidade dos programas avaliado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Em 2020, numa época balnear em contexto de pandemia, o programa desenvolvido pelo município procurou responder ao lema “De volta ao mar, com atitude de mudar”. Como acontece desde 2017, realizaram-se atividades nas praias do concelho, desenvolvidas pelo Centro de Ciência Viva do Lousal.

A distribuição de para-ventos para promover o distanciamento entre grupos de banhistas, a parceria com o Lidl no projeto “TransforMAR” (recolha de plásticos e metais) e a iniciativa “Lugar de beata não é no chão nem no mar” que sensibilizou os banhistas sobre o impacte das beatas nos ecossistemas foram ações que fizeram parte do programa.

O concurso “filMAR para Sensibilizar”, em que os jovens do terceiro ciclo foram estimulados a produzir conteúdos vídeo sobre a temática do lixo marinho, e a limpeza da praia da Costa do Norte, que teve lugar a 19 e 20 de setembro, foram outras iniciativas realizadas.

Em 2020, foram galardoadas com a Bandeira Azul as praias de S. Torpes, Vieirinha, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro, candidatadas pela Câmara Municipal, e a praia Vasco da Gama, candidatada pela APS. Em 2020, a Praia de São Torpes recebeu o Certificado Internacional pelos 15 anos de candidatura.