Sintra investe mais de 3,5 milhões de euros em remodelação da rede de abastecimento de água

Sintra investe mais de 3,5 milhões de euros em remodelação da rede de abastecimento de água

Categoria Advisor, Empresas

Estão em curso as obras de remodelação da rede de abastecimento de água em Algueirão, numa intervenção de 3 milhões e 560 mil euros que contempla ainda a execução de ligação ciclável e pedonal entre Ouressa e a Igreja do Algueirão (2,8 km). A empreitada conjunta da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) tem a duração de 37 meses e está a decorrer, nesta fase, na Avenida D. Afonso Henriques, pode ler-se num comunicado.

Segundo os SMAS de Sintra, a intervenção abrange a remodelação da rede de abastecimento de água na zona do Algueirão, numa extensão de 18,8 quilómetros, incluindo a substituição de ramais domiciliários e a implementação de três zonas de medição e controlo (ZMC), no sentido de reduzir as perdas de água. Os trabalhos compreendem, ainda, a construção de uma ciclovia entre Ouressa e a Igreja do Algueirão, estabelecendo a ligação entre as sedes dos agrupamentos de escolas Ferreira de Castro e Domingos Saraiva, refere o mesmo comunicado.

Além da remodelação das condutas de distribuição e dos ramais de ligação, será efetuada a instalação de conduta (Diâmetro 315) com ligação à adutora principal na zona de derivação para Pedras da Granja, prolongamento da conduta distribuidora DN 300 que se desenvolve no Bairro da Cavaleira ao longo da Rua Prof. Dr. Henrique Barros e instalação de conduta distribuidora DN 315 na Rua Cidade de Olhão.

De acordo com os SMAS de Sintra, a empreitada inclui, ainda, a instalação de novos equipamentos de deposição de resíduos urbanos. A intervenção tem como objetivo reforçar e melhorar o sistema de deposição da área de intervenção com a substituição dos contentores de superfície por enterrados, num total de 170 equipamentos de diferentes valências (47 indiferenciados, 41 para plástico/metal, 41 para papel/cartão e 41 para vidro).

A rede de abastecimento de água a remodelar, que serve cerca de 20 mil habitantes, abrange o Algueirão e a urbanização da Cavaleira, o Bairro da Coopalme e a Quinta das Serralheiras, numa área delimitada a Norte pela Rua Vasco da Gama, a Sul pela linha de caminho de ferro, a Este pela Avenida Capitães de Abril e a Oeste pelos reservatórios apoiado e elevado da Cavaleira.