Sintra recebe o Galardão Eco-Escolas 2021

Sintra recebe o Galardão Eco-Escolas 2021

O Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2021 organizado pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) em parceria com o município de Sintra, decorrerá, esta terça-feira, 12 de outubro, em formato presencial com transmissão em direto no canal do Youtube (da ABAE). A sessão terá início às 14h00 e vai decorrer no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

“Reconhecer o trabalho das 1620 escolas em 249 municípios, que receberão a Bandeira Verde Eco-Escolas, é o principal objetivo deste Galardão que reunirá em Sintra cerca de 500 pessoas”, lê-se numa nota partilhada pela ABAE.

Este ano celebram-se também os 25 anos o Eco-Escolas em Portugal e a resiliência da rede Eco-Escolas, que mesmo em tempo e pandemia aumentou em três o número de escolas galardoadas face ao ano anterior.

A atribuição da Bandeira Verde – Galardão Eco-Escolas, resulta do desenvolvimento em cada uma das escolas de um programa de educação ambiental coerente, em linha com a metodologia internacional Eco-Schools onde se valoriza o exercício de uma cidadania ativa e a melhoria do ambiente na escola e comunidade através da implementação de ações concretas.

O município de Sintra (59) é o concelho com maior número de Eco-Escolas, seguido de Torres Vedras(57) e Vila Nova e Famalicão(54). Também, destacam-se os 15 municípios que atingiram os 100% – todas as escolas são Eco-Escolas: Ílhavo, Câmara de Lobos, Miranda do Corvo, Estarreja, Arganil, Calheta (Madeira), Monção, Alfandega da Fé, Murtosa, Vila Nova de Poiares, São Vicente, Proença-a-Nova, Porto Santo, Ferreira do Zêzere, Crato.