Sirenes nas praias vão alertar para tsunamis

Sirenes nas praias vão alertar para tsunamis

Portimão vai instalar um sistema de alerta e aviso para tsunamis. O funcionamento, ao que o Correio da Manhã apurou, é semelhante ao usado nas zonas de inundação das barragens, com a ativação de sirenes. O primeiro equipamento vai ser instalado na Praia da Rocha e poderá já funcionar este verão.

O objetivo é avisar os milhares de banhistas que possam estar na praia e a população para saírem das zonas costeiras caso aconteça uma subida repentina da água do mar, fenómeno que, normalmente, está associado a um sismo.

Segundo explicou ao CM Richard Marques, comandante operacional municipal de Portimão, o sistema é constituído por sirenes “instaladas na orla costeira e vão avisar as pessoas para uma situação de perigo”. Será acionado pelo Sistema Municipal de Proteção Civil, com informações do Instituto do Mar e Atmosfera.

Cascais foi o primeiro município do país a decidir instalar um sistema de alerta para tsunamis, cuja apresentação foi feita em abril. Os equipamentos estão em fase de instalação.