Sistemas fotovoltaicos para autoconsumo vão permitir poupança anual de 2.800 euros à ASSP

A Coopérnico vai financiar a construção de três centrais fotovoltaicas para autoconsumo nas residências sénior de Lisboa, Porto e Setúbal da Associação de Solidariedade Social dos Professores (ASSP). Segundo a cooperativa de energias renováveis, estes sistemas fotovoltaicos para autoconsumo vão permitir à ASSP, uma “poupança anual na fatura de energia de 2.800 euros, sem investimento por parte da ASSP”. Através da Coopérnico, mais de 15 entidades da economia social já são produtoras de energia renovável.

Com esta nova parceria, a Coopérnico e os seus cooperantes, irão investir um total de 46 mil euros em três centrais fotovoltaicas para autoconsumo, com uma potência instalada de 57 kWp (quilowatt pico). Vão ser produzidos anualmente 90.902 kWh (quilowatt-hora) de energia verde. Os painéis vão ocupar os telhados de três residências séniores da ASSP para cerca de 130 residentes no seu conjunto, precisa a nota divulgada pela Coopérnico.

De acordo com Nuno Brito Jorge, presidente da direção da Coopérnico, “muitas vezes as  organizações sociais em Portugal não têm,, verbas para sustentar um investimento desta dimensão. Como forma de democratizar o acesso à produção e consumo de energia verde, desenvolvemos este modelo onde , sem necessidade de investimento, têm acesso à energia verde, descentralizada e mais barata”.

Este investimento comprova que “organizações do terceiro setor da economia podem tornar-se produtores da sua própria energia e ver os seus painéis solares financiados” através da Coopérnico, que “recorre aos seus quase 2.100 membros para financiar a construção de projetos de energia renovável descentralizada”. O valor do investimento é depois devolvido, por parte da entidade promotora, ao longo do tempo aos membros que participaram, segundo os termos do contrato assinado. Com base neste modelo, a Coopérnico já investiu 1.813.000 euros em 32 projetos de energia renovável, a maioria em organizações da economia social (associações, ONGs, IPSS, Misericórdias) por todo o país.

Qualquer pessoa pode tornar-se membro da Coopérnico e participar nos projetos disponíveis. Além do investimento em projetos de energias renováveis da economia social, a Coopérnico é também, desde 2020, comercializadora de energia elétrica, com um mix energético de origem 100% renovável, e está disponível para todo o território continental português (particulares e empresas).