Sistemas solares da Energie distinguidos nos MENA Green Building Awards

Sistemas solares da Energie distinguidos nos MENA Green Building Awards

Categoria Advisor, Empresas

A Energie foi distinguida com o MENA (Midle East and North Africa) Green Building Awards, pelo sistema de painéis solares termodinâmicos que instalou no hotel de cinco estrelas Radisson Blu Deira Creek, no Dubai, anuncia a empresa. O prémio, atribuído pelo Emirates Green Building Council, distingue organizações e projetos que demonstrem excelência em “construção verde e eficiência energética” no Médio Oriente e Norte da África.

“É mais uma prova do desempenho dos painéis solares da Energie, em termos da sustentabilidade ambiental”, destaca em comunicado o CEO da empresa, Luís Rocha.

Os sistemas solares da Energie, instalados no hotel Radisson Blu Deira Creek, no Dubai, venceram na categoria Retrofit Project of the Year, pelos resultados obtidos ao nível da eficiência energética e da sustentabilidade ambiental.

“É, de facto, um marco para a Energie, uma vez que este prémio é atribuído por um painel de especialistas independente do mercado energético do Médio Oriente”, enaltece Luís Rocha.

Segundo o responsável, o hotel “produzia água quente sanitária através de uma caldeira a diesel, com um elevado custo operacional e ambiental. O objetivo passava por substituir a caldeira a diesel por um sistema solar termodinâmico, que pudesse garantir o aquecimento da água utilizada pelo hotel”.

Para responder às expectativas, foram instalados 80 painéis solares termodinâmicos. Atualmente, com a entrada em funcionamento do sistema da Energie, “toda a água do hotel é aquecida através de fontes renováveis e a instalação de painéis solares termodinâmicos permitiu reduzir 82% nos custos de operação e 83% na pegada de carbono”, refere o comunicado da empresa.

Foram estes números que mereceram a atribuição do MENA Green Building Awards, na categoria Retrofit Project of the Year: “O sistema solar termodinâmico superou as metas inicialmente definidas para o projeto, conseguindo satisfazer todas as necessidades do hotel, em termos de água quente, de uma forma eficiente e sustentável”. Para o responsável, “a atribuição deste prémio pode revelar-se importante para o crescimento da Energie no mercado do Médio Oriente”.

Os MENA Green Building Awards são atribuídos todos os anos, desde 2013, mas esta é a primeira vez que uma empresa portuguesa sai vencedora. Desde o seu lançamento em 2013, os prémios s têm vindo a promover o movimento de construção verde na região, distinguindo o trabalho de entidades do setor público e privado na área da sustentabilidade ambiental.