“Smart City” permite aceder a informação sobre transportes urbanos e ocupação das praias

“Smart City” permite aceder a informação sobre transportes urbanos e ocupação das praias

Disponível ao público desde maio de 2021, depois de um ano em fase de experiência a funcionar com a aplicação de Gestão de Ocorrências, a plataforma “Smart City” da Câmara Municipal de Albufeira tem agora disponíveis novas aplicações que permitem aceder a informações sobre o GIRO – circuito de transportes urbanos, a ocupação das praias, bem como ao site do município.

De acordo com o município, residentes e turistas podem aceder a informação sobre as cinco linhas do circuito de transportes urbanos (verde, azul, vermelha, vermelha 2 e laranja), que assegura a ligação entre o centro da cidade, a zona da Marina, o Páteo, o Parque de Campismo, Montechoro e Santa Eulália, Ferreiras e Estação Ferroviária de Albufeira. A plataforma Smart City permite visualizar as paragens georreferenciadas, assim como os horários dos transportes, lê-se na mesma nota.

É também possível consultar a ocupação de várias praias do concelho, em tempo real, nomeadamente Salgados, Galé-Oeste, Galé-Leste, Peneco, Pescadores, Inatel, Alemães, Forte de São João, Oura e Olhos d’Água, as quais surgem identificadas no mapa de acordo com a tipologia da APA – Associação Portuguesa do Ambiente: verde, amarelo ou vermelho.

Numa primeira fase, a aplicação ficou apenas programada para gerir a gestão de ocorrências, o que possibilita a qualquer pessoa, em qualquer parte do concelho, comunicar um problema em tempo real. Para Para aceder à “Smart City” basta efetuar o registo na plataforma, que pode ser descarregada em diversos dispositivos móveis ou aceder através do portal: smartcity.cm-albufeira.pt. As situações relacionadas com o abastecimento de água ou roturas na via pública devem ser comunicadas através da linha azul: 808 202 274 (disponível 24 horas).