Smart Ocean e Ocean 14 Capital celebram acordo para impulsionar investimento sustentável na economia azul

A Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche (APDPCTMP) – Smart Ocean e a Ocean 14 Capital, fundo de investimento sediado em Londres e especializado em soluções oceânicas sustentáveis, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) que estabelece as bases para uma colaboração estratégica no âmbito da economia azul em Portugal.

O acordo tem como objetivo promover novas oportunidades de cooperação, investimento e inovação sustentável, conectando o ecossistema científico e tecnológico do Smart Ocean Peniche à experiência internacional da Ocean 14 Capital no financiamento de soluções transformadoras relacionadas com o oceano.

No âmbito do Memorando está previsto o desenvolvimento conjunto de iniciativas e projetos que apoiem o crescimento sustentável da economia azul, com foco em áreas estratégicas como aquacultura, pescas, biotecnologia marinha e inovação tecnológica.

“Esta parceria representa um passo decisivo na consolidação de Peniche como polo de inovação e investimento azul, ligando o conhecimento científico e tecnológico a mecanismos internacionais de financiamento”, afirma Sérgio Leandro, coordenador científico do Smart Ocean e diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, salientando que “trabalhar com a Ocean 14 Capital reforça a ambição de transformar o Smart Ocean num verdadeiro living lab para a transição sustentável dos oceanos”.

Para Filipe Sales, presidente da Câmara Municipal de Peniche, a colaboração entre o Hub Azul de Peniche – Smart Ocean e a Ocean 14 Capital “constitui uma oportunidade única, não apenas para Peniche, mas para toda a região Oeste, reforçando a nossa liderança na economia azul e criando condições reais para investimento sustentável, criação de emprego e transferência de conhecimento”. “É um forte sinal de confiança no potencial do nosso território e nas pessoas e instituições empenhadas em construir um futuro mais sustentável para os oceanos”, acrescenta.

Por sua vez, Francisco Saraiva Gomes, chief investment officer e sócio-fundador da Ocean 14 Capital, afirma estar “entusiasmado com esta parceria com o Smart Ocean e com o desenvolvimento de um Cluster Azul de elevado potencial em Portugal”. “Concentrar as capacidades locais é fundamental para acelerar a transição para modelos de negócio sustentáveis na economia azul. Juntos podemos fazer mais, sendo que esta parceria permitirá ampliar o nosso alcance e impacto. O Smart Ocean tornar-se-á, sem dúvida, um cluster azul de sucesso, ao reunir inovação, indústria, ciência e finanças numa mesma geografia com massa crítica suficiente”.