SMARTGAR: uma ferramenta diária para facilitar a gestão de resíduos

Autoria: SMARTGAR

A SMARTGAR é uma plataforma simples e intuitiva que permite a desmaterialização da operação de gestão, recolha e tratamento de resíduos e facilita os processos rotineiros do negócio. É alojada na cloud e está sempre disponível, em qualquer lugar. A app mobile permite o rápido acesso às e-GARs e ao plano diário de recolhas.

A operar com clientes desde novembro de 2017, poucos meses após a certificação pela APA, a plataforma SMARTGAR é a solução com mais tempo de experiência no mercado e gere mais de 1.000.000 de guias eletrónicas.

O software foi-se desenvolvendo para dar resposta a cada vez mais utilizadores, em diferentes áreas de negócio e com diferentes necessidades: transportadores, destinatários, operadores de gestão ou produtores de resíduos. Foram essas necessidades o motor de desenvolvimento de parte das funcionalidades da plataforma e aquilo que veio a dar à SMARTGAR o verdadeiro cunho de um software as a service: auscultar os clientes, entregar valor, melhorar o produto.

A análise desses inputs dos clientes levou à desmaterialização do processo de tratamento de informação e à obtenção de relatórios com os KPIs do negócio.

A fiabilidade e escalabilidade do serviço prestado foram, também, critérios sempre centrais na tomada de opções, impactando na escolha das tecnologias usadas.

Assim, as funcionalidades da plataforma foram desenhadas para agilizar e otimizar toda a operação: visão integrada dos resíduos produzidos pela empresa e relatórios (detalhe/resumo) dos indicadores relevantes; comunicação ágil e rápida com clientes e fornecedores e notificações que prescindem o uso de outras plataformas; painéis de controlo e backups automáticos que permitem cumprir prazos e obrigações legais; operações em lote que minimizam o tempo despendido pelos colaboradores e reduzem a incidência de erro humano; gestão de equipamentos com georreferenciação e controlo dos períodos de empréstimo; planeamento do trabalho e atribuição de rotas a colaboradores, com emissão automática das e-GARs.

Sob essa filosofia de constante evolução, os próximos desenvolvimentos previstos estão alinhados com a flexibilização da plataforma e a necessidade de registar, processar e analisar dados provenientes de outros documentos de resíduos além das e-GARs, como os MTR, assim como dados respeitantes às transformações que os resíduos sofrem nos OGR.

A SMARTGAR conta com o profissionalismo de uma equipa totalmente dedicada a resolver os problemas dos clientes, por isso tem merecido a confiança de grandes marcas nacionais.

 

*Este artigo foi incluído na edição 97 da Ambiente Magazine