SMAS de Leiria confirmam que abastecimento de água já foi reposto em quase todo o concelho

Depois de Leiria ser fortemente afetada pela depressão “Kristin”, os SMAS de Leiria confirmam que o abastecimento de água está quase reposto em todo o concelho, apesar de ainda se passar “um cenário de elevada exigência na recuperação do sistema”.

Este trabalho tem sido assegurado pela entidade, com o apoio de entidades do setor da água, empresas técnicas especializadas e da Marinha Portuguesa, num contexto marcado por danos significativos nas infraestruturas, falhas de energia elétrica e dificuldades de acesso.

Desde o início da tempestade, foram registadas 244 ocorrências relacionadas com o sistema de abastecimento de água. Destas, 141 correspondem a roturas na rede, encontrando-se apenas cinco ainda por resolver, o que demonstra a dimensão e complexidade da intervenção realizada no terreno.

Apesar dos progressos alcançados, o sistema encontra-se ainda tecnicamente instável, devido à existência de roturas, avarias em equipamentos e constrangimentos energéticos, podendo verificar-se interrupções e variações de pressão, mesmo em zonas onde a água já foi restabelecida.

Existem atualmente locais sem abastecimento de água devido à existência de roturas graves ainda não localizadas, estando no terreno duas equipas dedicadas exclusivamente à sua deteção, nas seguintes zonas: Chãs, Regueira de Pontes e Chão Direito.

Ainda no âmbito da resposta à emergência, foram instalados 50 geradores, 35 dos quais encontram-se em funcionamento, quatro estão instalados em regime de prevenção e os restantes foram encaminhados e emprestados para outros locais, no âmbito da gestão solidária de recursos.

Os SMAS de Leiria têm todos os seus operacionais mobilizados no terreno, apoiados por equipas técnicas especializadas de várias entidades gestoras de água, nomeadamente Águas de Cascais, Águas da Figueira, Águas Públicas da Serra da Estrela, Aquapor e INDAQUA, bem como pela total disponibilidade do Setor da Água a nível nacional.

Qualidade da água mantém-se

A qualidade da água da torneira no concelho de Leiria continua assegurada, cumprindo todos os parâmetros legais de qualidade. A monitorização da qualidade da água foi reforçada, com a intensificação das análises laboratoriais, garantindo um acompanhamento permanente da água distribuída.

A ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos) acompanha a reposição do abastecimento de água em Leiria, e Vera Eiró, presidente do Conselho Diretivo da ERSAR deslocou-se aos SMAS de Leiria para acompanhar o trabalho que está a ser desenvolvido na reposição do abastecimento de água à população.