SMAS de Leiria lançam campanha alusiva ao consumo de água da torneira

SMAS de Leiria lançam campanha alusiva ao consumo de água da torneira

Categoria Águas, Ambiente

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria (SMAS de Leiria) estão a desenvolver uma nova campanha de comunicação alusiva ao consumo de água da torneira. “Água da Torneira. Com todo o Gosto!” dá o mote a esta campanha que tem como objetivo sensibilizar a população da região de Leiria para o consumo de água da torneira.

A campanha insere-se na estratégia de comunicação dos SMAS de Leiria e pretende apelar ao consumo consciente deste recurso, bem como criar uma maior proximidade com o público. Num tom de comunicação mais empático, o conceito gráfico que dá ‘voz’ à campanha contou com a participação de colaboradores dos SMAS de Leiria, familiares e alguns rostos conhecidos desta região, através da recolha de imagens, durante uma sessão fotográfica realizada para o efeito.

Inseridos nesta campanha têm estado uma série de iniciativas como, ações de sensibilização, workshops e showcookings cujo objetivo tem sido desmistificar algumas ideias pré-concebidas sobre a água que nos chega a casa. Nestes eventos a água é o ingrediente principal numa experiência diferenciadora que transmite mensagens de sensibilização alusivas à qualidade da água distribuída pelos SMAS de Leiria à população. Já os showcookings, realizados pelo Chef Raul Silva, exemplificaram algumas receitas de água aromatizada e partilharam algumas dicas de receitas saudáveis.

A entidade responsável pelo abastecimento de água e drenagem de águas residuais no concelho de Leiria também desenvolveu um stand promocional e, para incentivar a adesão ao consumo da água da torneira, oferecem copos e garrafas reutilizáveis. Além disso, foram instalados na cidade seis dispensadores de água ligados à rede pública, em locais onde a circulação de pessoas é maior.

Iniciativas estas que pretendem contrariar a imagem menos positiva que a população tem dos SMAS de Leiria, normalmente associados a cortes de água ou por ‘esburacarem estradas’. A entidade explica que o seu trabalho é bem mais complexo e está intrinsecamente associado a um recurso único e indispensável. E recorda que, em 2018, a qualidade da água distribuída pelos SMAS de Leiria foi distinguida pela ERSAR na categoria de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano.

Os SMAS de Leiria foram criados em 1933 e, atualmente, servem uma região com cerca de 127 mil habitantes, possuindo uma rede de abastecimento de água com 1800 km de extensão, a maior rede de abastecimento de água do país. Servem cerca de 66 mil clientes ao nível de abastecimento de água e cerca de 52 mil clientes ao nível da drenagem de águas residuais.

Comprometidos com a melhoria das condições de vida e do bem-estar da população do concelho, os SMAS de Leiria estão por isso empenhados numa estratégia que concentra os esforços na prestação de um serviço que garanta a qualidade de água para consumo humano, bem como a sua disponibilidade permanente à população.

Este artigo foi publicado na edição 82 da Ambiente Magazine.