SMAS de Leiria sensibilizam para um uso consciente da Água

SMAS de Leiria sensibilizam para um uso consciente da Água

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Água, os SMAS de Leiria assinalam a efeméride com a divulgação de vídeos e materiais de sensibilização inseridos na campanha: “Todas as gotas contam”.

A campanha lançada, no início de março, visa apelar à utilização consciente da água e conta com a colaboração de diversos parceiros institucionais, que impulsionam à consciencialização e à mudança de comportamentos sobre o uso correto e eficiente da água, visando a proteção e preservação da mesma, através do seu testemunho.

Neste âmbito, para reforçar a importância da sensibilização para um consumo consciente da água, os SMAS de Leiria, o Município de Leiria e o LeiriaShopping associaram-se, uma vez mais, ao movimento #H2OFF – A Hora de Fechar a Torneira. Nesta iniciativa, desafia-se a comunidade a fechar a torneira no dia 22 de março, entre as 22h00 e as 23h00, num gesto deliberado e consciente.

Este ano, e a pensar no impacto da difusão da mensagem junto dos mais novos, foi envolvida de forma direta a comunidade escolar, com o desenvolvimento de suportes de comunicação direcionados para o público infantojuvenil.

O apelo coletivo ao uso racional e adequado da água é urgente, e diz respeito a toda a sociedade e ao mundo que está cada vez mais vulnerável às alterações climáticas e consequentes fenómenos extremos, como as secas e as inundações, que ocorrem de forma frequente e intensa. As situações de tensão associadas à escassez de água são já uma realidade, sendo fundamental alcançar-se um equilíbrio quanto à utilização que se faz deste recurso natural, crucial à ação humana, seja no consumo individual, na agricultura, na indústria ou na produção de energia, lê-se no mesmo comunicado.