SMAS de Sintra assinalam 75 anos de “visão estratégica” e de “serviço público”

“Num tempo em que a defesa dos valores ambientais é da máxima importância para alcançarmos um futuro melhor, não restam dúvidas de que os SMAS de Sintra desempenham um papel fundamental na procura desse amanhã melhor, de um planeta mais limpo e saudável”. As palavras são do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, por ocasião do 75.º aniversário dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra, que se traduzem, segundo o autarca, por “75 anos de visão estratégica e de serviço público”, lê-se num comunicado divulgado à imprensa.

Criados em maio de 1946, os SMAS de Sintra, entidade municipal gestora ao nível do abastecimento de água, contam com mais de 190 mil clientes, servindo uma população de 387 mil habitantes, distribuídos por uma área de 320 km2. São responsáveis ainda pela gestão dos sistemas públicos de drenagem e tratamento de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos a destino final adequado.

Para Basílio Horta, que preside também ao Conselho de Administração dos SMAS de Sintra, “esta prestigiada instituição trabalha, exclusivamente, para servir os cidadãos que moram e trabalham no concelho de Sintra. E fá-lo de uma forma empenhada, correspondendo às necessidades mais vitais dos nossos munícipes, cada vez com maiores responsabilidades, como é o caso da recolha dos resíduos urbanos”.

“É esse trabalho, contínuo e consolidado, apresentando hoje níveis de excelência em todas as suas áreas de atuação, que comemoramos”, realça o autarca que deixa uma palavra de reconhecimento aos colaboradores dos serviços municipalizados: “Por detrás desse serviço prestado quotidianamente, está o excelente desempenho das trabalhadoras e trabalhadores dos SMAS de Sintra, sempre com elevados padrões técnicos e científicos de modo a poder oferecer ao público o melhor serviço”.

Os SMAS de Sintra pretendem afirmar-se, cada vez mais, como uma “marca de referência no desenvolvimento sustentável” do Município de Sintra, assente em “elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais e humanos, consolidando uma imagem de confiança, transparência e competência”, refere o mesmo comunicado. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2021 e 2025, mais de 80 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos, precisa a nota.

Para assinalar a efeméride, os SMAS de Sintra promoveram, esta segunda-feira, uma sessão solene, que decorreu no Auditório Acácio Barreiros do Centro Cultural Olga Cadaval, e que contou com o lançamento de um selo personalizado e de um Inteiro Postal. Na cerimónia, foram homenageados ainda os trabalhadores com 40 e 25 anos de serviço, a quem foram entregues Medalhas de Bons Serviços e Dedicação, e os que se aposentaram em 2020.