SMAS de Sintra aumentam capacidade de deposição de resíduos urbanos em 580 mil litros na Tapada das Mercês

Na Tapada das Mercês, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a aumentar a capacidade de deposição de resíduos urbanos em 580 mil litros, com instalação de 227 novos contentores, divididos por 50 pontos de deposição, num investimento que ascende a 700 mil euros.

A substituição de contentorização de superfície por enterrada, efetuada de forma gradual em diversos locais do concelho, está também em curso em Mem Martins, que está a receber 234 equipamentos, no âmbito da empreitada de requalificação da rede de abastecimento de água. O investimento global na freguesia de Algueirão-Mem Martins ascende a 2 milhões de euros, segundo uma nota divulgada pelos SMAS de Sintra.

Determinados em aumentar a capacidade de deposição, otimizar os meios de recolha e reduzir o impacto urbano dos equipamentos, os SMAS de Sintra estão a instalar 227 contentores na Tapada das Mercês, que vão aumentar a capacidade de deposição de 473.600 para 1.053.000 litros, com um acréscimo de 201.400 litros ao nível da recolha de indiferenciados (lixo comum) e de 378.000 litros na área dos seletivos (papel/cartão, plástico/metal e vidro), neste caso com um reforço de 39 contentores.

A nova contentorização proporciona ainda um menor impacto ambiental, com a diminuição de odores, para além da redução de resíduos na envolvência dos equipamentos. Os primeiros contentores enterrados foram instalados na confluência da Avenida Miguel Torga com a Rua Natália Correia (nas imediações da estação ferroviária), seguindo-se as ruas Antero de Quental (junto ao polo da Biblioteca Municipal de Sintra) e Dr. Francisco Sousa Tavares. Para prosseguir estes trabalhos, os SMAS de Sintra avançaram com uma empreitada de instalação de contentorização, no valor de 180 mil euros, à semelhança do que sucedeu na Serra das Minas (Rio de Mouro). Entre outras artérias, já foram instalados novos contentores nas ruas Mário de Sá Carneiro (junto à Escola Básica Visconde de Juromenha), Adelino da Palma Carlos, Aquilino Ribeiro e Ruy Belo, Praceta José Gomes Ferreira, Avenida Embaixador Aristides Sousa Mendes e mais pontos de deposição na Avenida Miguel Torga.

Na mesma nota, os SMAS de Sintra recordam que já substituíram a contentorização em vários pontos do concelho, como Agualva, Cacém, Casal de Cambra, Massamá, Monte Abraão, Fitares, Sintra e Belas, tendo ainda em curso a instalação de novos equipamentos nas zonas balneares e localidades adjacentes da área litoral do concelho de Sintra (174), abrangendo a freguesia de Colares e as uniões das freguesias de São João das Lampas/Terrugem e de Sintra.