SMAS de Sintra avançam com reabilitação do Reservatório dos Gémeos
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a reabilitar o Reservatório dos Gémeos, em Monte Abraão, numa intervenção que representa um investimento de 498 mil euros. Com um prazo de execução de 14 meses, a intervenção de reabilitação está a incidir sobre o revestimento das superfícies, reparação/substituição de tubagens, remodelação do sistema de bombagem e das instalações elétricas.
Acompanhados por responsáveis técnicos do Departamento de Planeamento e Obras, os membros do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra, presidente Rui Caetano e os vogais Paulo Gomes e Rui Covas Simões, visitaram o reservatório para se inteirarem do andamento da empreitada.
Constituído por duas células semienterradas, com capacidade de 1.000 m3 cada, o Reservatório dos Gémeos apresenta diversas patologias, nomeadamente no domínio do revestimento das superfícies interiores, assim como ao nível das tubagens do interior das células. A intervenção vai resolver ainda algumas situações relativas ao ruído provocado pela instalação para os imóveis existentes nas proximidades.
Perante o diagnóstico efetuado, a empreitada contempla, entre outras obras, a regularização e encaminhamento da drenagem das coberturas; impermeabilização interna das células (cobertura, paredes e fundos); impermeabilização exterior da cobertura das células e câmara de manobras; revestimento interior e exterior das fachadas das células e câmara de manobras; vedação exterior das instalações (incluindo portões e muros); e ventilação da câmara de manobras e células.
Os trabalhos vão compreender, ainda, a substituição ou reparação da tubagem e outros equipamentos hidráulicos, assim como dos medidores de caudal e dos grupos de bombagem, abrangendo, também, a substituição do quadro elétrico, remodelação da instalação elétrica e instalação de sinalização de emergência e segurança.
A empreitada no Reservatório dos Gémeos insere-se no âmbito da estratégia de melhoria do sistema de abastecimento de água do concelho de Sintra, que assenta em 51 reservatórios e 35 estações de bombagem. Após intervenções em instalações como o Reservatório das Mercês Elevado, no Reservatório Apoiado, Estação Elevatória e Reservado Elevado das Pedras da Granja e no Reservatório da Amoreira, foi recentemente concluída a remodelação da câmara de manobras do Reservatório da Rinchoa, num investimento de 630 mil euros.