SMAS de Sintra investem 32 mil euros em renovação da contentorização em Algueirão-Mem Martins

SMAS de Sintra investem 32 mil euros em renovação da contentorização em Algueirão-Mem Martins

Categoria Ambiente, Resíduos

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a renovar a contentorização numa rua da freguesia de Algueirão-Mem Martins, com a instalação de 16 equipamentos enterrados, em substituição de contentores de superfície. Representando um investimento de 32 mil euros na aquisição dos contentores, os SMAS de Sintra estão a proceder à sua instalação por administração direta, refere em comunicado.

Segundo os SMAS de Sintra, a renovação da contentorização, concretizada em quatro locais de deposição, surge na sequência de obras de reperfilamento que a Câmara Municipal de Sintra efetuou naquela artéria, que incluíram o aumento da capacidade de estacionamento e a criação de um percurso pedonal com pavimento diferenciado.

Os novos contentores vão aumentar a capacidade de deposição, por se tratarem de equipamentos que variam entre 5 m3 (indiferenciados, plástico/embalagens e papel/cartão) e 3 m3 (vidro), o que se traduz numa melhoria em termos ambientais, incluindo a diminuição de odores, assim como uma redução do impacto urbanístico e de ocupação do espaço público. Estes equipamentos apresentam ainda uma maior durabilidade e menor investimento de manutenção, lê-se no comunicado.

Ainda na freguesia de Algueirão-Mem Martins, os SMAS de Sintra estão a instalar nova contentorização na Rua dos Recreios Desportivos do Algueirão. Em Ouressa, no âmbito da empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água de Mem Martins que se encontra a decorrer, vão ser instalados 234 contentores enterrados (75 indiferenciados, 53 para recolha seletiva de plástico/embalagens, 53 para papel/cartão e 53 para vidro), divididos por 53 pontos de deposição.

A empresa municipal recorda que está em curso um programa de renovação da contentorização em vários pontos do concelho, como sucede na Serra das Minas (Rio de Mouro), que representa um investimento de 450 mil euros e a instalação de 195 contentores enterrados.