SMAS de Sintra investem 700 mil euros na renovação da contentorização em Mem Martins

SMAS de Sintra investem 700 mil euros na renovação da contentorização em Mem Martins

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) continuam com a renovação da contentorização em Mem Martins. A intervenção em curso, inserida no âmbito da empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água com origem no Reservatório de Ouressa, inclui a instalação de um total de 234 equipamentos (75 indiferenciados, 53 para plástico/metal, 53 para papel/cartão e 53 para vidro), num investimento de 700 mil euros, refere a entidade, num comunicaod.

Após instalação de novos contentores na Avenida Almirante Gago Coutinho e na Rua Prof. Dr. Joaquim Fontes, a renovação de contentorização prosseguiu no Bairro de Ouressa, nas ruas Adelino Amaro da Costa, José Brandão d’Almeida, Carlos Mota Pinto, João Maria de Magalhães Ferraz, Ferreira de Castro, Avenida dos Bombeiros Voluntários e Travessa Egas Moniz. Ainda no âmbito da empreitada em curso, já estão instalados novos contentores na Travessa do Outeiro, ruas Fernando Pessoa e Artur de Sousa e avenidas Cândido de Oliveira e François Mitterrand (Vale Flores, União das Freguesias de Sintra).

“Os novos equipamentos aumentam a capacidade de deposição, por se tratarem de contentores que variam entre 5 m³ (indiferenciados, plástico/metal e papel/cartão) e 3 m³ (vidro), o que se traduz numa melhoria em termos ambientais, incluindo a diminuição de odores, assim como uma redução do impacto urbanístico e de ocupação do espaço público”, destaca Carlos Vieira, diretor delegado dos SMAS de Sintra, acrescentando que “os equipamentos apresentam ainda uma maior durabilidade e um menor investimento de manutenção”.

A intervenção em curso de renovação de contentorização insere-se no âmbito da empreitada de remodelação da rede de abastecimento de água, com origem no Reservatório de Ouressa, que representa um investimento de 1 milhão e 500 mil euros e vai beneficiar mais de 13 mil habitantes. Uma empreitada com conclusão prevista para o final do corrente ano e que se insere na estratégia do município de renovação das infraestruturas da rede de abastecimento, com o objetivo de melhorar o desempenho e eficiência do sistema, assim como reduzir a ocorrência de ruturas.

Além de Mem Martins, a renovação de contentorização está em curso na Tapada das Mercês, com instalação de 231 equipamentos, e nas zonas balneares e localidades adjacentes da área litoral (174 novos contentores), à semelhança do que já sucedeu na Serra das Minas (Rio de Mouro), que beneficiou de uma empreitada de instalação de 195 equipamentos. Também no Algueirão, no âmbito da empreitada de requalificação da rede de abastecimento de água, está prevista a instalação de 170 novos contentores. A renovação de contentorização, a concretizar de forma gradual no concelho de Sintra, representa um investimento global dos SMAS de Sintra no montante de quatro milhões de euros.