SMAS de Sintra lançam sistema de recolha exclusivo para empresas e entidades

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra vão avançar com um sistema de recolha de biorresíduos exclusivo para empresas e entidades, já que estas produzem uma grande quantidade de restos alimentares, segundo os SMAS de Sintra. O novo serviço teve um investimento de 250 mil euros representado na aquisição de uma viatura específica para o efeito.

Em comunicado, os SMAS de Sintra informam que a viatura adquirira tem capacidade para 15 metros cúbicos, destinando-se “à recolha a efetuar junto de agentes económicos do setor da restauração, assim como instalações de cariz educativo e social, como escolas e instituições particulares de solidariedade social”. Mais acrescenta que o veículo está equipado “com sistema de lavagem de contentores, para além de permitir a elevação e basculamento de contentores de vários tipos – de 120 a 1.100 litros”.

A nova viatura, segundo os SMAS de Sintra, destina-se à remoção, compactação, ao transporte e descarga de resíduos orgânicos provenientes dos circuitos de recolha em vários pontos do concelho. A aquisição resulta da operação “Sintra e os Biorresíduos”, que recebeu o financiamento do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

A empresa de gestão de resíduos reforça que “a aquisição da viatura vai permitir efetuar a recolha de biorresíduos no setor da restauração e similares”. Cada estabelecimento aderente receberá contentores para promover a separação dos resíduos, com capacidade variável e ajustada ao seu potencial de produção.

Numa primeira fase, os SMAS de Sintra referem que “serão abrangidos 300 estabelecimentos das freguesias de Algueirão-Mem Martins, Rio de Mouro e Sintra” e que “a nova viatura vai permitir ainda dar resposta ao Programa RecolhaBio, financiado pelo Fundo Ambiental, abrangendo quase 400 estabelecimentos de restauração e 120 entidades do setor não doméstico nas Uniões das Freguesias de Massamá/Monte Abraão e Queluz/Belas”.

“Posteriormente, esta recolha exclusiva será alargada a todo o concelho de Sintra, à semelhança do que está a suceder no setor doméstico”, terminam.

O novo sistema de recolha de biorresíduos exclusivo para as empresas e entidades no concelho de Sintra é anunciado no Dia Internacional da Reciclagem, que se celebra, como instituído pela UNESCO, no dia 17 de maio. Segundo os SMAS de Sintra, os dois grupos foram escolhidos “por se tratarem de grande produtores de restos alimentares”.