1

SMAS de Sintra promovem ações de educação e sensibilização ambiental nos meses de agosto e setembro

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a promover, durante os meses de agosto e setembro, um conjunto de ações de sensibilização, consciencialização e valorização do ambiente, apelando à mudança de comportamentos e à adoção de melhores práticas ambientais.

Após a “Rota da Água-Percurso pelo Património Hídrico” que decorreu no dia 21 de agosto, os SMAS de Sintra realizaram este sábado, dia 28, as iniciativas “Um dia na Praia” e “Um dia nos SMAS”.

A atividade “Um dia na Praia” decorreu na Praia das Maçãs, entre as 10h00 e as 16h00, e visou promover a qualidade da água distribuída pelos SMAS de Sintra. “Beba água da torneira” foi o mote para o evento, que incluiu a distribuição de água da rede pública e de água aromatizada. Entre as 10h00 e as 12h00, a iniciativa contemplou, ainda, uma ação de educação e sensibilização ambiental, aberta aos utentes da zona balnear, sobre “Preservação do Recurso Água”. Através de jogos e atividades de ciência experimental, foram abordadas questões como as alterações climáticas, medidas mitigadoras de combate ao desperdício e com vista a promover o uso eficiente de água, o incorreto encaminhamento de resíduos para a rede de drenagem de águas residuais e a poluição marinha.

A sensibilização para a deposição seletiva de resíduos urbanos e a Operação “Sintra e os Biorresíduos” também mereceram destaque nesta iniciativa, que será replicada na Praia Grande no próximo dia 11 de setembro.

Ainda no sábado, teve lugar a iniciativa “Um dia nos SMAS” que permitiu conhecer por dentro os serviços municipalizados, através da visita ao Reservatório de Ranholas, à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Colares (sistema 1), ao Laboratório e à unidade de Telegestão. O programa contemplou, também, uma demonstração de recolha de resíduos, através de viaturas de recolha lateral e traseira, a decorrer no parque de estacionamento das Instalações Oficinais da Portela de Sintra. “Um dia nos SMAS” vai ter lugar, novamente, no dia 11 de setembro.

Culminando este conjunto de iniciativas, inseridas no âmbito do projeto “Trilhos de Água”, será realizado um novo percurso pelo património hídrico sintrense, no próximo dia 25 de setembro, desta vez inserido nas Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema “Património inclusivo e diversificado”.

“A Rota da Água” inclui a visita à Mina da Volta do Duche, assim como a minas e nascentes da Serra de Sintra, para além da deslocação aos reservatórios da Quinta Velha, dos Capuchos, da Azóia e de Casas Novas. Este percurso pelo património hídrico sintrense é complementado por animação histórica, na Mina da Volta do Duche e junto ao Reservatório dos Capuchos.