SMAS de Torres Vedras participam na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

SMAS de Torres Vedras participam na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras associaram-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre entre 21 e 29 de novembro. A iniciativa pretende “chamar a atenção para os resíduos que causam grande impacto no planeta” e que “estão relacionados com hábitos de consumo insustentáveis”, informa o município em comunicado.

Neste âmbito, irão decorrer duas sessões online do projeto “Compostar é Valorizar”, no dia 21 de novembro, às 10h30, e no dia 25 de novembro, às 21h00. Os participantes destas sessões sobre os conceitos básicos da compostagem doméstica terão direito a receber um compostor doméstico. As inscrições devem ser efetuadas através do e-mail: compostagem@smastv.pt.

No dia 29 de novembro, às 10h00, realiza-se o workshop online de velas de soja e ambientador de varetas. Neste workshop os participantes irão aprender a fazer velas de soja, velas de massagem e ambientadores de varetas, utilizando produtos 100% naturais e sustentáveis. As inscrições devem ser efetuadas através do e-mail: ana.silva@smastv.pt.

A 2.ª edição do concurso “Personaliza a tua gota-fontanário em família” também integra a programação da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Entre 23 de novembro e 31 de dezembro, as famílias interessadas em participar devem enviar as suas propostas de personalização do gota-fontanário para o e-mail: geral@smastv.pt. A proposta vencedora será “aplicada num gota-fontanários”, que será usado em “diversos eventos”, com o objetivo de “promover o consumo de água da torneira” e “reduzir os plásticos de utilização única”. A família vencedora irá ainda receber um prémio surpresa, relacionado com a Água, o Ambiente e os Oceanos.