SMAS de Vila Franca de Xira celebram 60 anos de existência

SMAS de Vila Franca de Xira celebram 60 anos de existência

Categoria Águas, Ambiente

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca  de Xira assinalam 60 anos de existência, “estando previsto um programa  de comemorações que decorrerá ao longo de todo o ano de 2019”, refere num comunicado o Município.

Tendo sido aprovada a sua criação na reunião de Câmara de 13 de janeiro de 1959, os  SMAS de Vila Franca de Xira são hoje em dia uma entidade pública de referência nacional em matéria de água e saneamento. Servindo uma população de cerca de 140 mil habitantes, contam com cerca de 72 mil clientes e têm uma cobertura próxima de  100% na água e no saneamento. “Asseguram, 24 horas por dia, um serviço de proximidade e de qualidade, levando a cada munícipe uma água de excelência”, lê-se no comunicado.

Procurando a modernização das instalações e equipamentos e a melhoria das condições de trabalho, a Câmara Municipal considera que é necessário a concretização do investimento dos SMAS, já este ano. Como por exemplo, “a construção de um novo laboratório, orçado em cerca de meio milhão de euros”, acrescenta.

Nestes 60 anos de existência destaca-se o “enorme investimento na construção e alargamento das infraestruturas da rede de abastecimento, o que tendo vindo a contribuir para a promoção da equidade do acesso das famílias à água e ao saneamento”, assim como para “a melhoria da saúde pública, do bem-estar e da qualidade de vida de toda a população” do concelho de Vila Franca De Xira. Valorizando e investindo também de forma muito significativa na modernização administrativa, o serviço prestado centra-se no cliente, indo ao encontro das suas necessidades. São disso exemplo os balcões de atendimento ao público, e a aplicação “My Aqua”.

A Câmara Municipal refere ainda que são também muito expressivos os investimentos feitos ao nível da sustentabilidade ambiental, promovendo o “uso racional da água e controlando as perdas, assim como através do tratamento das águas residuais”. Em termos de sustentabilidade social, os SMAS de Vila Franca De Xira, tendo em conta as questões económicas das famílias e a viabilidade económica das instituições de economia social, apresentam uma das “tarifas mais baixas do país”. Na vertente da qualidade, é tónica primordial o abastecimento de água de excelência às populações, uma preocupação que esteve sempre presente ao longo dos anos.

Este é um trabalho que tem sido reconhecido a nível nacional, nomeadamente com a atribuição em 2015, 2017 e 2018 do selo de qualidade exemplar de água para consumo humano, por parte da ERSAR. No momento atual, os SMAS estão a implementar o sistema de gestão da qualidade em todos os serviços da instituição, tendo em conta a prossecução da política de melhoria continua.

Ao longo destes 60 anos há a destacar o trabalho e o empenho de todos os colaboradores que fizeram e fazem parte da história da instituição, sem os quais nada teria sido possível.