SMAS de Vila Franca de Xira ganham pela terceira vez o Selo de Qualidade Exemplar de Água para consumo humano

SMAS de Vila Franca de Xira ganham pela terceira vez o Selo de Qualidade Exemplar de Água para consumo humano

Categoria Águas, Ambiente

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Vila Franca de Xira foram uma vez mais distinguidos com o Selo de Qualidade Exemplar de Água para consumo humano, por parte da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

Os prémios que  distinguiram as entidades gestoras que atingiram resultados de excelência no último ano, foram entregues no passado dia 22 de novembro em Lisboa, em sessão solene que encerrou a 13.ª Expo Conferência da Água. Para receber esta distinção, atribuída ao município de Vila Franca de Xira pela terceira vez, esteve presente a vereadora Fátima Antunes, membro do Conselho de Administração dos SMAS.

Os Selos de qualidade do serviço ERSAR 2017 (vertente águas) inserem-se na iniciativa da Entidade Reguladora Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos – ERSAR 2017, organizada em  parceria com o jornal “Água & Ambiente”. A iniciativa tem como objetivo identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência no âmbito dos serviços de abastecimento público de água,
saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, avaliada nos termos dos vários ciclos de regulação da ERSAR.

As entidades distinguidas evidenciaram-se por assegurarem o cumprimento de um conjunto de critérios previstos no regulamento, para cada categoria. O júri deliberou, de forma quantitativa, a partir de   indicadores e dados provenientes dos vários ciclos de regulação, e de forma qualitativa, avaliando governança, cumprimento de obrigações, entre outras, partindo de candidaturas automáticas de todas as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que estejam sujeitas à intervenção da ERSAR.

Desenvolvimento da aplicação “myAQUA” em destaque na Expo Conferência da Água

No decorrer da Expo Conferência da Água, os SMAS de Vila Franca de Xira estiveram também em destaque pelo desenvolvimento da aplicação “myAQUA”.

O presidente da EPAL, José Manuel Sardinha, reconheceu o trabalho desenvolvido pelos SMAS de Vila Franca de Xira junto dos seus clientes, tendo em conta que o “myAQUA” representa já cerca de 4% do universo de acessos a esta aplicação criada pela EPAL. Através desta aplicação, os SMAS de Vila Franca de Xira pretendem continuar a fortalecer cada vez mais a facilidade de acesso aos seus diversos serviços.