“Somos apenas crianças ou também somos guardiões do planeta Terra? Somos guardiões!” A manhã dos alunos da Escola Básica de Laranjeiras, em Setúbal, arrancou com a estória musical “Uma História de Piratas” que alertou para a problemática do lixo marinho, o impacto que este tem para a vida aquática e a necessidade de separar corretamente todos os resíduos. No fim do teatro musical, dinamizado pelo projeto Ecos – Sons de Sentir, os pequenos marujos estavam empenhados na missão de salvar o mar e em responsabilizar os adultos que deitam lixo para o chão.
O Dia Mundial do Ambiente, que este ano foi dedicado ao combate à poluição plástica, foi assinalado pelos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) que promoveram um teatro musical, workshops de sustentabilidade e oficinas de educação alimentar, dirigidos à população escolar. Estas iniciativas tiveram lugar na Mostra das Tradições Marítimas, evento anual que acontece na frente ribeirinha de Setúbal.
As oficinas de educação alimentar foram dedicadas às águas aromatizadas feitas com água da torneira 100% Setúbal, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal (CMS). As diversas turmas ouviram atentamente as sugestões sobre o consumo consciente de água, aprenderam sobre a pegada hídrica de produtos e alimentos e, no fim, provaram águas com sabor a limão, a frutos vermelhos, entre outros sabores. “Eco-postais” foi o tema dos workshops realizados hoje, numa parceria com o projeto Sophiplant, e onde os mais pequenos desenharam e escreveram mensagens dedicadas ao Ambiente.
No final, o compromisso com um futuro mais sustentável e livre de plástico foi lacrado com velas de cera reciclada em suporte biodegradável.
As 130 crianças que ontem passaram pelo Parque Urbano de Albarquel saíram motivadas e entusiasmadas com a proteção do ambiente.
O Dia do Ambiente foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 e desde então é celebrado anualmente, sendo-lhe dedicado um tema diferente todos os anos. O grande objetivo é promover a preservação ambiental através de ações concretas e colaborativas nas áreas ambientais e climáticas.